Festa de São Lázaro celebra fé, esperança e integração cultural na Federação
Foto: Bruno Concha / Secom PMS A tradicional Festa de São Lázaro, realizada no Santuário de São Lázaro e São Roque, na Federação, acontece no próximo domingo, ...
Foto: Antônio Chequer
O muralista baiano Eder Muniz foi anunciado como o primeiro artista convidado para a 4ª edição do Projeto MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre, que ganha um novo formato em 2025. Ele inicia ainda em janeiro a criação da obra "Amazônia Azul – Nossa Origem", que será inaugurada oficialmente em março, durante o festival que integra a programação do projeto.
A nova obra de Eder Muniz celebra a riqueza e a importância da chamada "Amazônia Azul", representando a biodiversidade marinha da Baía de Todos os Santos e do litoral brasileiro. O painel destaca espécies como polvos, tartarugas, golfinhos, água-vivas, corais e peixes, promovendo uma reflexão sobre o impacto humano nos oceanos e a necessidade de conservação ambiental.
Segundo o artista, a composição é uma homenagem à conexão humana com o mar e um convite ao equilíbrio ambiental. “Podemos pensar em como respeitar os outros seres e rever nossas ações no planeta”, afirma Muniz.
Eder Muniz participou da primeira edição do MURAL, em 2016, mas sua obra foi removida em 2024 devido à restauração estrutural do prédio onde estava. Agora, ele retorna ao projeto com uma nova criação, reafirmando sua relevância na cena artística.
Com uma trajetória marcada pelo uso de cores vibrantes e mensagens "eco-lógicas", Eder Muniz possui obras em bairros diversos de Salvador, além de murais internacionais em países como Itália, Angola, Senegal e nos Estados Unidos, onde está presente no Jardim Botânico da Cornell University.
Desde 2016, o Projeto MURAL, idealizado pela Trevo Produções, promove a revitalização urbana e cultural da região portuária de Salvador. Ao longo das três edições anteriores, o projeto entregou 19 murais artísticos em empenas de prédios, combinando arte contemporânea, economia criativa e valorização de espaços históricos.
A 4ª edição do MURAL, além de apresentar quatro novos painéis de grandes dimensões, incluirá uma feira de arte e criatividade, oficinas, bate-papos e uma exposição documental. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da SECULT, da SEFAZ e da Prefeitura de Salvador, através do Programa Viva Cultura.
O MURAL já transformou o cotidiano de Salvador, criando uma conexão entre a população e as artes visuais. Além de revitalizar áreas históricas, o projeto potencializa a visibilidade de artistas e fortalece o cenário da economia criativa na cidade.
Em 2025, o festival promete ampliar esse impacto, posicionando Salvador como uma referência em arte urbana no Brasil.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS A tradicional Festa de São Lázaro, realizada no Santuário de São Lázaro e São Roque, na Federação, acontece no próximo domingo, ...
Foto: Juca Varella/Agência Brasil As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta terça-feira (21). O prazo começou na última sexta-fe...
Foto: Pixabay A edição 67 da Revista Let's Go Bahia traz em sua Coluna Agro, assinada pela jornalista Verônica Macedo, uma análise sobre o ...