Últimas notícias

Dia Mundial da Alimentação: PepsiCo e Gastromotiva distribuem até 500 refeições gratuitas por semana em Feira de Santana

Dia Mundial da Alimentação: PepsiCo e Gastromotiva distribuem até 500 refeições gratuitas por semana em Feira de Santana
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/10/2023 3:40pm

Cerca de 250 famílias de Feira de Santana, na Bahia, contam com a ajuda de projetos sociais para ter comida na mesa. Uma parceria da PepsiCo, empresa de alimentos e bebidas que completa 70 anos no Brasil em 2023, com a organização social Gastromotiva possibilita a distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social na região de Asa Branca, território marcado pela forte presença de assentamentos. A cozinha foi financiada pela Fundação PepsiCo em novembro de 2022 e vai até fevereiro de 2024. Entre 2020 e 2022, a Gastromotiva distribuiu mais de 378 mil refeições em ações das Cozinhas Solidárias patrocinadas pela PepsiCo.

Em Feira de Santana, a Cozinha Solidária foi inaugurada em novembro de 2022 e, desde então, são produzidas e distribuídas de 400 a 500 refeições semanais, impactando até 250 famílias dos assentamentos da região. A parceria da Gastromotiva apoia não só o fornecimento de refeições, mas também gera emprego e renda para as famílias por meio de capacitação profissional e de bolsas auxílio oferecidas para cozinheiros(as).

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a PepsiCo reforça seu compromisso com as comunidades onde atua, garantindo impacto positivo no futuro das pessoas e contribuindo para a construção de sistemas alimentares mais igualitários. “A PepsiCo é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e faz parte da nossa estratégia ESG - chamada globalmente de PepsiCo Positive (pep+) - contribuir para a sustentabilidade do ciclo alimentar das comunidades. Em Feira de Santana, nossas ações contam com o apoio da Gastromotiva e, juntos, podemos alimentar os sonhos dessas famílias em construir um futuro melhor”, destaca a Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo, Regina Teixeira.

Organização não governamental pioneira em gastronomia social, a Gastromotiva tem 18 anos de atuação no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos e oferece ainda formação profissional para que pessoas de baixa renda possam entrar no mercado de trabalho e empreender. Por meio das Cozinhas Solidárias, a ONG atende mais de 80 comunidades no país com refeições nutritivas e gratuitas, formando cozinheiros e empreendedores sociais.

Desde o início da parceria, PepsiCo e Gastromotiva já distribuíram 378.735 refeições em 36 Cozinhas Solidárias, impactando mais de 90 mil pessoas em todo o país. Já foram pelo menos 37 comunidades atendidas em oito cidades. O projeto já formou 40 cozinheiros(as) e, atualmente, mantém 3 Cozinhas Solidárias ativas - em São Paulo, Rio de Janeiro e Feira de Santana.

Investimentos em Segurança Alimentar - Na área de Segurança Alimentar, a PepsiCo desenvolveu o programa "Nutrição pelo Futuro" (Nutrition For The Future), com o objetivo de fornecer suplementação alimentar a crianças em situação de vulnerabilidade na região Nordeste entre 2020 e 2022. Em colaboração com a Fundação PepsiCo e o Global FoodBanking Network (GFN), essa iniciativa beneficiou um total de 6.700 pessoas nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe, por meio da distribuição de cestas básicas durante o período da pandemia.

As ações fazem parte da transformação estratégica PepsiCo Positive (pep+) de ponta a ponta da empresa, para inspirar mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. A PepsiCo e a Fundação PepsiCo têm como objetivo promover a segurança alimentar e tornar acessíveis alimentos nutritivos para 50 milhões de pessoas até 2030 (em comparação com uma linha de base de 2021). Por meio do programa, a PepsiCo entregou mais de 245 milhões de refeições desde 2009, ajudou 41 milhões de pessoas em todo o mundo desde 2016 e fez parceria com mais de 60 organizações sem fins lucrativos em 28 países, para garantir que a empresa implemente soluções locais que atendam aos desafios exclusivos de cada comunidade.