Foto: Freepik
O Dia dos Pais é uma data que, embora celebrada de formas diferentes ao redor do mundo, tem como essência reconhecer o papel paterno e a importância da presença, do cuidado e do exemplo no desenvolvimento familiar e social.
A origem remonta aos Estados Unidos, em 1910, quando Sonora Louise Smart Dodd, inspirada pelo Dia das Mães, decidiu criar uma data para homenagear seu pai, um veterano da Guerra Civil que criou sozinho seus seis filhos. A proposta ganhou força e, em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson oficializou a comemoração no terceiro domingo de junho.
No Brasil, a data foi instituída em 14 de agosto de 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo. Inicialmente ligada ao calendário religioso, coincidindo com o Dia de São Joaquim, pai de Maria, a celebração passou a ser realizada no segundo domingo de agosto, como conhecemos hoje.
O Dia dos Pais vai além de uma simpes troca de presentes, mas sim uma oportunidade de valorizar vínculos, fortalecer laços e reconhecer aqueles que exercem a paternidade de forma inspiradora — sejam pais biológicos, adotivos, padrastos, avós ou figuras paternas que marcaram histórias de vida.
Neste domingo, a homenagem da Revista Let's Go Bahia vai para todos os pais, que com amor, exemplo e dedicação, ajudam a construir memórias e valores que permanecem para sempre.