Dia do Consumidor: levantamento mostra o perfil de busca dos brasileiros
E-commerces de grandes lojas somaram mais de milhões de acessos em média no ano passado e Americanas.com.br lidera o ranking
Dentre as datas que movimentam o mercado consumidor no Brasil, uma das que merece destaque no primeiro trimestre é o Dia do Consumidor, ou Dia do Cliente, como também se popularizou o dia 15 de março. E para entender melhor o aumento das buscas e do tráfego gerado na data, a Semrush, uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, fez um levantamento com dados do ano de 2020 analisando o perfil dos brasileiros, o aumento de tráfego em sites de e-commerces que oferecem ofertas nessas datas e quais os termos relacionados ao Dia do Consumidor que mais despertam interesse.
Sabemos que a pandemia representou algumas mudanças no perfil de compra dos brasileiros desde o ano passado, e se formos considerar esse momento pelo qual estamos passando, podemos analisar os números de janeiro de 2021, para prever um crescimento mais significativo ainda para a data neste ano. O tráfego no site da Americanas, o mais visitado, já estava na casa dos 212 milhões de visitas mensais em janeiro. Já o e-commerce da Magazine Luiza somou mais de 128 milhões nesse mesmo mês analisado, enquanto a Amazon alcançou 105 milhões. A previsão é de que o mercado esteja ainda mais aquecido que no ano anterior por dois motivos: o consumidor já está mais habituado a comprar online e confia no processo e também porque seguimos em medidas de isolamento para conter a propagação do vírus.
Trazendo um pouco do cenário em 2020, dentre os 3 principais e-commerces com mais tráfego em seus sites durante a análise feita no mês de março daquele ano, todos se tratam de marketplaces que tiveram crescimentos expressivos em visitas. O primeiro foi a americanas.com.br com mais de 198 milhões de acessos, seguido da magazineluiza.com.br com 94 milhões de buscas em março de 2020 e em terceiro lugar temos a amazon.com.br, com mais de 78 milhões de acessos.
Esses números em si já são muito expressivos para cada um dos e-commerces analisados na pesquisa, mas os dados ainda mostram o aumento significativo que a data do Dia do Consumidor causou no tráfego para cada um deles. Na Americanas, por exemplo, em fevereiro do ano passado, o tráfego para o site era de 135 milhões, bem abaixo do registrado em março, com as promoções e descontos oferecidos por eles. Assim como Magazine Luiza, que em fevereiro de 2020 registrou o número de 65 milhões, apenas 2 terços do que foi registrado no mês seguinte. E por fim, a Amazon somou 48 milhões em fevereiro de 2020, muito abaixo do que alcançou em março do mesmo ano.
"A busca por melhores preços e oportunidades para comprar um produto que sempre desejou faz com que o brasileiro movimente as buscas online nos e-commerces de grandes lojas. Neste momento é imprescindível que as lojas tenham um bom ranqueamento e coloquem as palavras chave para que os conteúdos sejam encontrados com facilidade, evitando que o usuário clique em sites que não fazem parte da loja e acabem caindo em golpes de compras falsas. A saúde de um site também é medida pela experiência que o consumidor tem ao navegar pelas abas, pelos conteúdos e promoções. É importante que ele seja direcionado de maneira assertiva para aquilo que ele busca", pontua Fernando Angulo Fernando Angulo, Head of Communications da Semrush.
O termo relacionado a data do Dia do Consumidor que mais movimentou o mercado durante o mês de março de 2020 foi ‘Procon’ com mais 368 mil buscas durante o período. Seguida de ‘promoção’ com mais de 201 mil buscas, é um dos maiores chamarizes para angariar clientes para essa data. Em terceiro lugar temos a busca por 'Dia do Consumidor', que em março de 2020 somou 165 mil buscas, e se compararmos a busca com o mês anterior, o crescimento foi de mais de 811%.
Em quarto lugar, o termo relacionado mais pesquisado foi ‘comprar’ com uma soma total de 110 mil. O quinto lugar é ocupado por ‘boleto’, uma das formas mais convencionais de se pagar uma compra, com o total de 60,5 mil buscas neste mês. Em sexto lugar temos um empate entre ‘cupom de desconto’ e ‘off’, em que primeiro é se refere a uma tendência de mercado que cresceu com os influenciadores digitais, que quando fazem parceria com as marcas sempre acabam por oferecer aos seus seguidores um cupom personalizado para que o usuário possa conseguir desconto naquela determinada loja; e o segundo é um termo em inglês que se popularizou no Brasil e representa uma porcentagem de desconto nos produtos selecionados e atrai consumidores interessados.
O sétimo lugar desse ranking é uma preocupação condizente com quem compra pela internet: o ‘frete’ que somou mais de 40 mil buscas em março de 2020. Seguido dele houve um empate com a soma de 33 mil buscas entre 3 termos relacionados a esse dia: ‘sale’ as ofertas, no termo em inglês; ‘direito do consumidor’ e ‘patrulha do consumidor’ sendo esses dois últimos as formas que o consumidor tem de se proteger caso haja alguma irregularidade nas compras e vendas dos materiais ofertados aos consumidores, tanto em sites quanto em lojas físicas.
Empatados também em nono lugar, temos ‘cashback’ - uma tendência que veio para ficar, onde o usuário compra um produto e acaba por receber certa quantia em dinheiro de volta, ou créditos para comprar na loja, e ‘caro’ somando cada um mais de 27 mil buscas. E por fim, o último termo relacionado é ‘cupom’ que somou mais de 22 mil buscas em março de 2020.
Confira o ranking completo:
1. Procon: 368 mil
2. Promoção: 201 mil
3. Dia do consumidor: 165 mil
4. Comprar: 110 mil
5. Boleto: 60 mil
6. Cupom de desconto: 49,5 mil
6. Off: 49,5 mil
7. Frete: 40 mil
8. Sale: 33 mil
8. Direito do Consumidor: 33 mil
8. Patrulha do Consumidor: 33 mil
9. Cashback: 27 mil
9. Caro: 27 mil
10. Cupom: 22 mil
*buscas mensais referente a março de 2020 no Brasil
"Técnicas de SEO acabam por ranquear melhor um site quando o usuário busca por descontos, ofertas e novidades. Quanto mais fácil de encontrar, maiores as chances de conseguir converter esse cliente na loja. É interessante observar esses comportamentos do usuário pois refletem diretamente os seus desejos e necessidades nesses períodos. E quem antes se adaptar a essa procura, terá melhores resultados em seus negócios e, principalmente, melhor atenderá e ajudará essas pessoas", conclui Erich Casagrande, gerente de marketing Brasil da Semrush.