Foto: Divulgação / Bahia Eventos
A ConstruNordeste 2025, maior evento da construção civil do Norte e Nordeste, promete uma edição histórica em Salvador, de 15 a 17 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia. Com mais de 200 expositores, 45 palestrantes e expectativa de 35 mil visitantes, a feira reunirá empresários, profissionais e especialistas em torno de temas como industrialização, sustentabilidade e inovação tecnológica.
Serão 30 horas de conteúdo técnico, com palestras, painéis e rodadas de negócios nacionais e internacionais, apresentando as mais recentes soluções e tendências do setor. O acesso é gratuito, mediante inscrição no site oficial.
De acordo com Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA, parceiro institucional da feira, o evento reflete o crescimento e a vitalidade do mercado da construção civil. “Superamos as marcas do ano passado em exposição e conteúdo. Este ano, aumentamos em 50% a área locada, incluímos novas palestras e esperamos bater recorde de público. O foco será a industrialização da construção civil, que pode transformar o setor e impulsionar toda a economia regional”, destaca.
Entre os destaques da programação está a participação do executivo Luis Laranjeira, diretor comercial da Blufab/Grupo Casais (Portugal), que apresentará o case internacional do B&B Hotel, exemplo de como a construção híbrida vem ganhando espaço no cenário global como alternativa sustentável e de alta eficiência.
O evento também discutirá temas estratégicos, como Reforma Tributária, automação, impressão 3D e inovação aplicada à habitação social e obras de infraestrutura.
Para Bruno Portela, head da Bahia Eventos, organizadora da feira, a terceira edição simboliza o amadurecimento do projeto: “Chegar à terceira edição nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do setor, gerando negócios e impulsionando a inovação regional.”
Landim ressalta ainda o papel da Bahia como polo estratégico: “O mercado baiano vai muito além do imobiliário. Envolve habitação social, obras públicas, infraestrutura e empreendimentos industriais, como a fábrica da BYD e o VLT. Essa diversidade fortalece a cadeia produtiva e aproxima o setor de parceiros como FIEB e Sebrae.”
Compromisso com sustentabilidade e impacto social
Na edição de 2024, a ConstruNordeste destinou R$ 18 mil à Organização do Auxílio Fraterno (OAF) e compensou a coleta de 800 kg de resíduos com o plantio de árvores, em parceria com a ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal. Este ano, o evento amplia as ações de responsabilidade social e ambiental, incluindo tradução em Libras e ativações solidárias em apoio à OAF e ao projeto “A Casa da Mãe”, que reforma moradias de idosos em situação de vulnerabilidade.
Realizada pela Bahia Eventos, em parceria com o Sinduscon-BA, FIEB e Sebrae, e com apoio da Rede Bahia como media partner, a ConstruNordeste 2025 consolida Salvador como um dos principais polos de negócios, tecnologia e sustentabilidade da construção civil brasileira.