O Yacht Clube da Bahia, na Ladeira da Barra, recebe nesta quarta-feira (04) o prestigiado Congresso Internacional Náutica. Em edição especial, o evento tem como foco principal o desenvolvimento do turismo náutico, com uma ênfase particular no vasto potencial das águas baianas.
O encontro reune gestores, secretários de turismo e profissionais do setor para debater o crescimento econômico-social impulsionado pelas atividades náuticas. Este seminário especial pretende fomentar diálogos sobre a infraestrutura, as oportunidades e os desafios do turismo náutico na região, além de abordar questões de sustentabilidade e impactos ambientais.
Entre as palestrantes, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador e Presidente do Comitê Náutico de Salvador, Mila Paes, que falou sobre a perspectiva da economia náutica do município. No turno da tarde, a advogada e empresária Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva e vice-presidente de Sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia vai abordar a infraestrutura como instrumento de sustentabilidade nas ilhas da Baía de Todos os Santos.
Com mais de oito anos de tradição, o Congresso Internacional Náutica se firmou como um importante espaço de networking entre os principais nomes da área. Em Salvador, a edição contará com a apresentação de cases regionais e a presença de palestrantes renomados do setor náutico brasileiro. A programação incluirá palestras, mesas-redondas e discussões sobre temas cruciais como economia náutica, infraestrutura e as oportunidades proporcionadas pelo turismo náutico na Baía de Todos os Santos.
A Bahia, que abriga as primeira e terceira maiores baías do Brasil — a Baía de Todos os Santos e a Baía de Camamu —, além de algumas das praias mais belas do país, se destaca como um cenário promissor para o desenvolvimento dessa atividade. Em paralelo ao congresso, Salvador também se prepara para receber o Salvador Boat Show, programado para acontecer de 6 a 10 de novembro, reforçando ainda mais o foco na náutica como vetor de desenvolvimento turístico e econômico da região.
Tópicos em destaque no Congresso Internacional Náutica em Salvador:
- Perspectivas da Economia Náutica de Salvador
- Potencial do Turismo Náutico Regional
- O Setor Náutico Brasileiro e o Potencial da Bahia
- Oportunidades e Desafios do Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos
- Infraestrutura como Instrumento de Sustentabilidade nas Ilhas da Baía de Todos os Santos
- Case Paraná: Legislação e Meio Ambiente
- Muito Mais que uma Ponte: Ponte Salvador-Itaparica como vetor de desenvolvimento do turismo baiano