Prefeitura orienta população sobre cuidados durante chuvas em Salvador
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O Martagão Gesteira e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, assinaram, nesta quinta-feira (13), dois convênios para projetos voltados para pacientes do Hospital. Os recursos investidos, cerca de R$ 395 mil reais, são oriundos das doações do Imposto de Renda feitas pela Uber e pelo Banco do Brasil Consórcios, alocados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
Os dois convênios são referentes a importantes projetos que vão ajudar na reestruturação e adequação de espaços do Hospital que, por ano, atende a mais de 80 mil crianças de todo o estado e realiza mais de 500 mil atendimentos.
“Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Salvador com o Martagão, mas sobretudo, com as crianças da nossa cidade. O prefeito Bruno Reis e eu temos comprometimento com a causa infantil e vamos juntos, de forma integrada com as secretarias envolvidas e as instituições, darmos as mãos em prol do cuidado, assistência e acolhimento aos pacientes. Um dos projetos (do hospital) que me tocou é o Primeira Alimentação, por entender o quão importante é a garantia da segurança alimentar nos primeiros meses de vida”, ressaltou a vice-prefeita Ana Paula Matos.
O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, destacou a importância da campanha do IR, feita anualmente pelo Martagão. O processo é muito fácil de ser feito. Há um vídeo-tutorial disponível no canal do Hospital no YouTube para ajudar quem nunca fez esse tipo de doação.
“Muitas pessoas e empresas querem ajudar instituições filantrópicas, mas, às vezes não sabem como. Há inúmeras possibilidades. Uma delas é justamente por meio da destinação de parte do imposto de renda para financiar projetos sociais como estes que assinamos hoje. Ao longo desses anos, estamos tentando criar uma cultura da doação do IR para ajudar o Martagão e a sociedade está abraçando a causa”, acrescenta Melo.
A destinação do IR é uma das principais estratégias de captação de recursos do Hospital para colaborar na estruturação de unidades e para cobrir parte do déficit operacional que chega, em alguns meses, a R$ 700 mil.
“As doações incentivadas, através do IR, compõem o FMDCA e são de grande importância para financiar políticas, programas e projetos de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, que foram aprovados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os recursos devem ser destinados exclusivamente para execução das políticas públicas sociais para o amparo à criança e ao adolescente e a fiscalização da prestação de contas desses recursos cabe a SPMJ”, frisou a secretária Fernanda Lordêlo.
Melhorias - Um dos projetos conveniados, batizado de “Primeira Alimentação”, visa proporcionar melhores condições de alimentação para 1.800 crianças de 0 a 2 anos, por meio da manutenção dos insumos necessários para um aprimoramento do funcionamento da cadeia produtiva do Lactário do hospital.
O Lactário é o setor do hospital responsável pelo preparo, higienização e distribuição do leite materno e fórmulas infantis em pó, prescritas por médicos ou nutricionistas. Nele, as técnicas de assepsia e manuseio precisam ser rigorosas, de maneira a oferecer à criança uma alimentação adequada com o menor risco de contaminação possível.
Serão realizadas, ainda, atividades de formação para mães, pais e responsáveis desses pacientes com o intuito de propagar os cuidados na alimentação. A ação está prevista para ocorrer por 12 meses (150 crianças por mês) e o recurso (R$ 309.863,49), foi destinado pela Uber, por meio da doação do IR.
Já o segundo projeto, chamado de “Cobertos de Amor”, tem como finalidade melhorar o acolhimento e o cuidado integral de duas mil crianças e adolescentes hospitalizados no Martagão por meio da renovação de enxovais de leitos, além de promover atividades lúdicas e de conscientização para os pacientes em temáticas sociais, ambientais e de educação em saúde.
O recurso que permitirá a inciativa é derivado de doação do IR feita pelo Banco do Brasil Consórcios, no valor de R$ 180.000,00. No total, as duas doações totalizam cerca de R$ 490 mil. No entanto, quando as doações superam R$ 50 mil, 20% do valor total é destinado para ajudar outros projetos do Fundo de menor arrecadação.
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