Após acumulados de chuva que ultrapassaram os 200 mm em algumas regiões da capital baiana nas últimas 72 horas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou, na manhã deste sábado (3), as sirenes de alerta em seis comunidades com risco de deslizamento de terra. Os bairros atingidos pela medida preventiva foram Mamede (Alto da Terezinha), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Creche e Moscou (Castelo Branco), Bosque Real e Olaria (Sete de Abril).
A ação faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que orienta a retirada de moradores de áreas de risco durante episódios de chuva forte ou contínua. Equipes da Codesal estão mobilizadas nas regiões afetadas, orientando a população a se dirigir a locais seguros, como escolas municipais previamente cadastradas como pontos de abrigo.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec), os maiores volumes acumulados de chuva foram registrados em Barro Duro - Fundac (208,8 mm), Periperi (175 mm) e Nova Constituinte (165,6 mm). Além disso, rajadas de vento de até 64,8 km/h foram registradas em Canabrava - Barradão, com velocidades elevadas também em outras localidades como Praia do Flamengo e Itapuã.
A previsão do tempo para este sábado indica céu nublado com até 90% de chance de chuvas moderadas a fortes ao longo do dia. Para o domingo (4), o cenário continua instável, com tendência de redução das chuvas no decorrer do dia. Na segunda-feira (5), a previsão é de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas.
Até as 13h30, a Codesal contabilizou 94 solicitações de vistoria, sendo 22 relacionadas a deslizamentos de terra e 19 a ameaças de deslizamento. Felizmente, não houve registro de vítimas.
A Defesa Civil de Salvador segue em plantão 24h e pode ser acionada gratuitamente pelo telefone 199. A população também pode receber alertas via SMS enviando o número do CEP para 40199.