Últimas notícias

CEPARH celebra dia do Planejamento Familiar

18 de maio foi a data instituída no calendário oficial de eventos de Salvador pela Lei 9.635/2022

CEPARH celebra dia do Planejamento Familiar
Da Redação

Da Redação

18/05/2022 7:22pm

No ano em que que se comemora pela primeira vez o Dia Municipal do Planejamento Familiar em Salvador, que passa a ser em 18 de maio, data instituída no calendário oficial de eventos pela Lei 9.635/2022, a presidente do Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH), Charlotte Coutinho, realizou um evento comemorativo na Instituição em homenagem a data e ao cientista baiano Elsimar Coutinho que, se estivesse vivo, completaria 92 anos nesta data.

O evento, realizado no auditório do CEPARH, com a presença de autoridades e funcionários, foi marcado por muita emoção e momentos especiais. Na abertura, foi entoado o hino Nacional, seguido do hino da Cidade de Salvador, e foi exibido um vídeo com trechos de entrevistas e partes da trajetória de Dr. Elsimar. Também foram realizadas algumas homenagens, entre elas, à presidente do Ceparh e filha de Dr Elsimar, que destacou a importância do planejamento familiar e lembrou que seu pai a luta pelo planejamento familiar ainda jovem quando, enquanto farmacêutico e médico, se empenhou em criar métodos anticoncepcionais para proteger e dar empoderamento às mulheres para que pudessem escolher quando ter um filho. Charlotte também pontuou que os cartórios brasileiros contabilizaram, entre janeiro e abril deste ano, número recorde de bebês, quase 57 mil bebês, registrados apenas com o nome da mãe.

Estiveram presentes no evento, o CEO do grupo empresarial Elsimar Coutinho, Fred Benzaquen Costa, o vereador Marcelo Maia, autor da Lei, o secretário municipal de saúde de Salvador, Décio Martins, o Deputado Estadual e ex-secretário municipal de saúde, Leo Prates, o secretário municipal de educação de Salvador, Marcelo Oliveira, o vereador Pedro Godinho, amigo pessoal de Dr. Elsimar, entre outras personalidades.