Últimas notícias

Casa G20 em Ipanema será o centro cultural do G20 com programação de exposições, shows e cinema

Casa G20 em Ipanema será o centro cultural do G20 com programação de exposições, shows e cinema
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

06/11/2024 2:35pm

Foto: Leonel Brayner

A Casa G20, instalada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, vai transformar a orla de Ipanema em um ponto de encontro cultural de destaque durante a Cúpula do G20, com uma programação especial que celebra o Rio de Janeiro e a arte brasileira. A partir do dia 7 de novembro e até 15 de janeiro de 2025, o espaço vai oferecer uma série de eventos, incluindo shows, uma grande exposição, sessões de cinema e debates, com a curadoria de grandes nomes da cultura brasileira como Ruy Castro, Heloisa Seixas e Nelson Motta.

A programação começa no dia 7 de novembro com o show "Mãeana canta JG", uma homenagem aos mestres João Gilberto e João Gomes, e segue com a abertura da exposição "Viver o Rio", que ficará em cartaz até janeiro de 2025. A mostra, curada por Ruy Castro e Heloisa Seixas, mergulha na história e nas peculiaridades do Rio de Janeiro, através de textos, imagens e objetos colecionados ao longo dos anos por Ruy Castro. As paredes da Casa G20 serão adornadas por pinturas do artista Leonel Brayner, que retratam a cidade em diferentes períodos. Além disso, a exposição contará com itens icônicos da cultura carioca, como discos e utensílios colecionados pelo próprio Ruy.

A programação também inclui uma série de sessões de cinema dedicadas a questões socioambientais, em parceria com a Academia Brasileira de Cinema e a Time to Act. Entre os dias 11 e 12 de novembro, serão exibidos curtas e longas-metragens, seguidos de debates com especialistas como Ailton Krenak e Murilo Sales. As sessões serão mediadas pela jornalista Melina Dalboni e buscam provocar reflexões sobre as temáticas ambientais e sociais, alinhadas aos valores do evento e aos desafios globais discutidos no G20.

Além disso, o público poderá curtir grandes nomes da música brasileira, com shows programados para toda a duração do evento. O cantor gospel Kléber Lucas, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, se apresenta no dia 11 de novembro, e no dia 21, a cantora Letrux subirá ao palco para um show imperdível. A programação cultural também contará com uma parceria com a Colômbia, trazendo palestras, oficinas e debates nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

De acordo com Paulo Feitosa, diretor da Casa G20 e da Embaixada Cultural, o evento representa um legado no campo da diplomacia cultural do Rio de Janeiro. "Temos estreitado laços internacionais e criado conexões que terão impactos duradouros, além de proporcionar uma rica agenda de fruição artística para a população", afirma Feitosa.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, ressalta o orgulho de sediar um evento de tamanha relevância. "O Rio é, historicamente, associado à cultura brasileira, e é uma grande responsabilidade e honra ter a Casa de Cultura Laura Alvim como o palco de intercâmbio cultural para autoridades internacionais e o público local", destaca.

Além disso, o projeto tem um compromisso com a sustentabilidade. O evento é 100% carbono neutro, com a compensação das emissões de carbono geradas pelo projeto por meio de créditos de carbono da Enel Trading, que provêm de usinas eólicas do grupo Enel Green Power.

O projeto tem o patrocínio da Enel Brasil e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e conta com o apoio da FUNARJ, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e da Subsecretaria de Relações Internacionais. A realização é da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com apoio institucional da FUNARJ.