Últimas notícias

Cardeal Dom Sérgio da Rocha preside Missa de apresentação dos dois novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador

Cardeal Dom Sérgio da Rocha preside Missa de apresentação dos dois novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

10/10/2025 1:05pm

Foto: Arquidiocese de Salvador

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia viverá um momento histórico neste sábado, 11 de outubro de 2025, com a Missa de apresentação dos dois novos bispos auxiliares, Dom Gabriel dos Santos Filho e Dom Gilvan Pereira Rodrigues. A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, às 9h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana.

Ordenações episcopais

A Ordenação Episcopal de Dom Gabriel dos Santos Filho aconteceu no dia 13 de setembro de 2025, na mesma Catedral Basílica, reunindo milhares de fiéis. Natural de Salvador, Dom Gabriel foi gerado e formado na própria Arquidiocese, onde exerceu diversas missões e serviços pastorais ao longo de sua caminhada sacerdotal. Nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, adotou como lema episcopal a passagem do Evangelho de João — “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37) —, expressão que reflete sua entrega ao serviço de Deus e da Igreja.

Já Dom Gilvan Pereira Rodrigues foi ordenado bispo em 28 de setembro de 2025, em uma celebração marcada pela fé e emoção na Praça Deoclides Cardoso, em Caculé (BA). Durante anos, exerceu o ministério presbiteral na Diocese de Caetité, onde foi pároco da Paróquia Sacratíssimo Coração de Jesus e desempenhou importantes funções de governo e formação do clero. Seu lema episcopal, “Vendo-o, moveu-se de compaixão” (Lc 10,33), traduz o desejo de viver plenamente a caridade e o serviço a Cristo e à Igreja.

Um novo tempo para a Arquidiocese

Com a chegada de Dom Gabriel e Dom Gilvan, a Arquidiocese de Salvador consolida sua missão de evangelização, cuidado pastoral e promoção da fé cristã. A Missa deste sábado será um momento de comunhão e gratidão, reunindo o clero, religiosos, seminaristas e fiéis de toda a Arquidiocese para acolher os novos bispos auxiliares que passam a integrar o governo pastoral da Igreja em Salvador.