Fotos: Fecomércio
Na última terça-feira, 19, durante sua apresentação na CET - Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, ressaltou um ponto crucial: "Polícia é Segurança Pública, mas Segurança Pública não é só Polícia". Essa reflexão sintetiza a abordagem adotada pelo secretário, que enfatiza a necessidade de parcerias e integração no enfrentamento ao crime.
A convite do presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, e do coordenador da CET, Glicério Lemos, Werner se reuniu com diversos representantes do setor turístico baiano, além de diretores da Fecomércio-BA e membros da imprensa. Durante o encontro, o secretário contextualizou o atual cenário de criminalidade no estado e no país, destacando as dificuldades enfrentadas, como o sistema penitenciário deficiente e a atuação de facções organizadas, bem como a reincidência criminal.
Werner salientou a importância da colaboração entre as diferentes instâncias da segurança pública, enfatizando a necessidade de comunicação e trabalho conjunto. "A nova abordagem da segurança pública deve ser marcada pela proatividade, com foco na resolução de problemas específicos e ações integradas", ressaltou.
Durante sua apresentação, o secretário também abordou as operações realizadas durante a alta temporada 2023/2024, quando o estado e a capital registraram um número recorde de turistas. Ele mencionou as operações Acauâ, Abadá e Carnaval, destacando que, neste ano, a maior festa de rua do mundo não registrou nenhuma morte nos circuitos.
Essa iniciativa reflete não apenas o compromisso da segurança pública com a proteção dos cidadãos, mas também a compreensão da importância do turismo para a economia local e a necessidade de garantir um ambiente seguro e acolhedor para os visitantes.