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Bombril encerra 2023 com EBITDA de R$ 248 M, e lucro líquido de R$ 100,2 M

O ano de 2023 marcou a volta da Bombril a campanhas de marketing na TV aberta, o que não acontecia desde 2015

Bombril encerra 2023 com EBITDA de R$ 248 M, e lucro líquido de R$ 100,2 M
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/03/2024 11:03am

Foram dados passos importantes e consistentes no processo de transformação da Bombril no ano de 2023. O direcionamento estratégico alinhado à excelência na capacidade de execução, mais uma vez, fez a diferença, refletindo em resultados que superaram as expectativas. O EBITDA acumulado de 12M23 alcançou a marca histórica de R$ 248 milhões, frente aos R$ 190 milhões realizado em 12M22, alta de 30,5%. A margem EBITDA subiu 4,5 pontos percentuais e atingiu 17,4%; e a margem bruta atingiu 40,5%, um incremento significativo de +5,8 p.p.

A Companhia teve um Lucro Líquido contábil de R$ 100,2 milhões, no acumulado dos 12M23, ante R$ 22,6 milhões nos 12M22, um crescimento de R$ 77,6 milhões. A margem líquida contábil atingiu 7,1%, gerando um incremento de +5,6 p.p. em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado reflete a estratégia da administração da Bombril de focar a gestão de portfólio com preservação da rentabilidade, reorganização na distribuição de vendas e aprimoramento da eficiência operacional de custos e despesas. Destacamos também o controle eficiente da execução de ações táticas dos investimentos comerciais. Esse direcionamento assegurou bons resultados, a despeito da redução do volume de vendas verificado durante o ano. No acumulado dos 12M23, a receita operacional bruta atingiu R$ 2,07 bilhões, frente aos R$ 2,14 bilhões de 12M22.

“A Companhia acumulou em 2023 ganhos significativos de produtividade seguindo a política de “melhor resultado possível no presente e preparação da Companhia para um futuro promissor”. Isso foi possível mesmo em um ambiente macroeconômico ainda desafiador”, diz Ronnie Motta, CEO da Bombril.  

O ano de 2023 marcou a volta da Bombril a campanhas de marketing na TV aberta, o que não acontecia desde 2015. A ação envolveu a linha de produtos Mon Bijou e ocorreu no programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, na Rede Globo. Em outro movimento estratégico, a Companhia inaugurou em São Bernardo do Campo (SP), a sua primeira loja conceito aberta ao público. O espaço ambientado para transmitir a essência da marca Bombril convida as pessoas para uma experiência única de conhecer os 217 itens do portifólio e as 16 marcas da Companhia. 

Parte da loja funciona como um centro de pesquisa, com foco em mapear as novas tendências dos consumidores e avaliação de lançamentos, além de contar com um espaço de treinamento para funcionários. A loja conceito é uma verdadeira imersão para os consumidores em todas as marcas da Bombril.

“Os bons resultados do período vão além dos números, e refletem uma transformação mais profunda vivenciada pela Companhia. Por meio do diálogo permanente e transparente com os colaboradores, fomos capazes de fomentar uma cultura voltada para pessoas e para a performance. Criamos, com empatia e com cobrança na dose certa, uma ambiente propício à inovação e à resolução de problemas. Isso é que tem feito toda diferença”, diz Ronnie Motta.