A partir desta sexta-feira, 15 de março, uma mudança significativa entra em vigor no cenário dos pagamentos bancários no Brasil. Os boletos poderão ser compensados no mesmo dia do pagamento, desde que efetuados até às 13h30. A iniciativa, anunciada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), visa modernizar o sistema de boletos e agilizar as transações financeiras.
Este avanço abrangerá 136 instituições bancárias e será obrigatório. Com a implementação da medida, caso o cliente liquide o boleto até o horário mencionado, o credor poderá ter acesso aos fundos no mesmo dia, dependendo dos termos do contrato estabelecido com sua respectiva instituição financeira. Por outro lado, se o pagamento for realizado após o referido horário, a compensação ocorrerá no dia seguinte.
"A mudança trará mais eficiência para o credor, o que beneficiará significativamente o setor comercial. No contexto do comércio eletrônico, por exemplo, prevemos vantagens também para os consumidores, que poderão desfrutar de um processo de entrega de mercadorias mais rápido", afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Apesar da ascensão do Pix desde 2020, o boleto bancário ainda mantém sua relevância no cotidiano dos brasileiros. Apenas no ano passado, foram processados 4,2 bilhões de documentos, totalizando um montante expressivo de R$ 5,8 trilhões em transações.