Fotos: Ladeira
A Beija-Flor de Nilópolis vai homenagear o maior Candomblé de rua do mundo no Carnaval 2026. Campeã da última edição, a escola escolheu como enredo o Bembé do Mercado, cerimônia centenária realizada há 136 anos em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
Celebrando a fé, resistência e ancestralidade do povo preto, o Bembé reúne mais de 60 terreiros de candomblé em cinco dias de programação cultural, cortejos e rituais em praça pública — tradição iniciada em 1889, logo após a abolição da escravidão. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o evento busca agora o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Segundo o presidente da escola, Almir Reis, o enredo reafirma a identidade da Beija-Flor: “É nossa missão contar histórias de protagonismo preto. O Bembé é uma celebração sagrada, viva, e será um desfile histórico”.
O carnavalesco João Vitor Araújo será o responsável pelo desenvolvimento artístico, ao lado da equipe de pesquisa e da direção de carnaval da escola.
A edição de 2025 do Bembé acontece em maio e marca os 136 anos da celebração. Em 2026, a Beija-Flor será a segunda escola a desfilar na segunda noite de Carnaval, levando para milhões a força de um dos rituais mais simbólicos da cultura afro-brasileira.