Os baianos têm a oportunidade de ajudar o Hospital Martagão Gesteira ao destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para a instituição. A campanha "Declare seu amor" foi lançada para incentivar a contribuição de 3% do IR na declaração anual, sem gerar qualquer custo para o contribuinte. A arrecadação de recursos por meio da destinação do IR é uma das principais estratégias de captação do hospital e visa colaborar na estruturação de unidades e cobrir parte do déficit operacional.
O projeto "Quarto Fantástico" será o beneficiado em 2023 e contemplará 12 leitos. A iniciativa prevê a reforma e readequação lúdica dos leitos de enfermaria do quarto andar, além da contratação de um psicopedagogo para acompanhar os pacientes na realização de atividades lúdicas e de ensino durante o período de hospitalização.
O processo para realizar a doação é simples e há um vídeo-tutorial disponível no canal do Martagão no YouTube para auxiliar os interessados. Durante o processo de declaração do IR, é preciso selecionar o campo "Fichas da Declaração" e escolher a opção "Doações diretamente na declaração". Em seguida, deve-se escolher o "Fundo Municipal", selecionar a UF como "BA - Bahia" e o município como "Salvador". O valor da doação será calculado automaticamente pelo programa da Receita Federal e aparecerá no canto direito da tela. Basta digitar esse valor para realizar a destinação.
Para direcionar a doação ao Hospital Martagão Gesteira, é necessário enviar um e-mail para [email protected], com cópia para [email protected], contendo informações como o DARF, o comprovante de pagamento da doação, nome completo, CPF, endereço e telefone, além da frase "Doação direcionada ao Hospital Martagão Gesteira" no assunto do e-mail. O pagamento do DARF deve ser efetuado até 31 de maio de 2023.
A campanha é uma oportunidade para contribuir com a saúde das crianças atendidas pelo Martagão Gesteira e ajudar a financiar projetos voltados para a infância por meio dos Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.