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Baianidade e pensamento fora da caixa no combate ao Coronavirus

Baianidade e pensamento fora da caixa no combate ao Coronavirus
Da Redação

Da Redação

10/07/2021 9:00am

Desde o início da pandemia, um dos principais desafios de governos e autoridades é exercitar a consciência das pessoas, a fim de fazer com que se compreenda a seriedade do momento pelo qual todos estão passando. Apesar dos inúmeros esforços, há quem insista em não adotar medidas importantes repassadas por entidades governamentais, tais como o distanciamento social e o uso adequado de máscaras.

Uma das armas adotadas para estimular a prática de atos que ajudam a salvar vidas está no uso da criatividade em campanhas pensadas para conscientizar a população. É o caso da mais nova ação do Governo do Estado da Bahia, que junto com a Morya Comunicação criou uma propaganda para chamar a atenção com os cuidados que devem continuar sendo tomados mesmo com o avanço da vacinação.

Utilizando como protagonista o famoso carro do ovo, tão tradicional em ruas e bairros de Salvador, o filme publicitário retrata situações do cotidiano onde a desobediência pode trazer grandes riscos à saúde. Com o uso do megafone, o carro do ovo não anuncia apenas preços, mas também orientações importantes de prevenção à covid.

Segundo Bruno Cartaxo, diretor de criação da Morya, a campanha buscou sair do óbvio para falar sobre o que todo mundo já vem falando, mas de uma maneira criativa. “Precisávamos conscientizar as pessoas a se cuidarem nessa pandemia, lembrar de usar máscara, fugir de aglomerações. Mas de uma forma diferente, que saísse do lugar comum, porque o tema já vinha sendo explorado insistentemente há algum tempo”, afirma.

Para Bruno, a mensagem mais importante que fica é a de conscientização. “Produzimos, junto com a Macaco Gordo, um filme colorido, vibrante e popular para chamar a atenção de quem não está fazendo sua parte no combate ao vírus. A campanha contou com o talento de muita gente boa e foi complementada com ações de carro de som nos bairros, rádio e uma série de peças digitais. A repercussão foi imediata e extremamente positiva”, ressalta.

Para Janaina Santana, diretora de atendimento da Morya, a realização da campanha foi um grande desafio. “O carro do ovo é a pura expressão das ruas. Eles passam pelos bairros brincando, cantando, chamando as pessoas. Trazer essa linguagem tão popular para a comunicação do Governo do Estado foi um desafio proposto para a Morya pelo Secretário André Curvelo, que resultou nesse trabalho”, conta.

E para ela, o resultado foi o melhor possível. “O resultado foi um projeto criativo, moderno, carregado de baianidade, mas, acima de tudo, próximo das pessoas. As pessoas se identificam, se reconhecem. E o que esperamos é que reproduzam comportamentos positivos de cuidado consigo e com os outros. Porque se você não se cuidar, como diz o carro do ovo, eu venho aqui falar de novo!”, finaliza.

Confira a campanha: