Últimas notícias

Baiana de 17 anos conquista 39 aprovações em universidades internacionais

Nina Pinheiro soma mais de 2 milhões de dólares em bolsas de estudo e escolhe dupla graduação na Espanha

Baiana de 17 anos conquista 39 aprovações em universidades internacionais
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

03/09/2025 10:47pm

Foto divulgação 



Aos 17 anos, a soteropolitana Nina Pinheiro alcançou um feito raro: foi aprovada em 39 universidades internacionais e garantiu bolsas de estudo que juntas ultrapassam 2 milhões de dólares. Estudante da Land School, em Salvador, Nina decidiu seguir para a IE University, na Espanha, onde iniciará uma dupla graduação em Relações Internacionais e Direito.


Entre as opções que poderia escolher estavam nomes de peso como The New School (EUA), The American University of Paris (França), University at Buffalo (EUA), Franklin Switzerland e Webster Geneva (Suíça), além de outras instituições renomadas nos Estados Unidos e Canadá. O número de aprovações ainda pode crescer, já que alguns processos seletivos seguem em andamento.


A conquista vem em sintonia com um marco importante para a Land School, que em 2025 celebra a maior média do International Baccalaureate Diploma Program (IBDP) da Bahia: 35,5 pontos, bem acima da média global de 30,58. O programa é reconhecido mundialmente por preparar estudantes para universidades internacionais com foco em pensamento crítico, pesquisa e escrita acadêmica.


Líder nata, irmã mais velha de quatro, apaixonada por leitura, música e pela convivência com amigos e família, Nina tem como grande sonho trabalhar na ONU. Campeã de gincanas na escola, ela aconselha outros jovens que desejam estudar fora a buscar cedo suas oportunidades. “Ter clareza do que faz sentido para você ajuda a construir um currículo coerente e valorizado pelas universidades”, afirma.