Lar Franciscano Santa Isabel celebra 176 anos com palestra especial nesta sexta (22)
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
Foto: Mateus Pereira / GOVBA
Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Bahia se torna palco de discussões globais sobre cultura e desenvolvimento sustentável, ao receber a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, com a presença de autoridades das maiores economias mundiais. Simultaneamente, acontece o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, no Centro de Convenções de Salvador, onde serão debatidos temas como diversidade, inclusão, preservação do patrimônio e direitos autorais.
O evento, apoiado pelo Governo do Estado da Bahia, será aberto em 4 de novembro com a participação das ministras da Cultura, Margareth Menezes, do Meio Ambiente, Marina Silva, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, além do governador Jerônimo Rodrigues. “Este encontro destaca a Bahia no cenário global, ressaltando a cultura como ferramenta essencial para a inclusão e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o governador.
Ao todo, 120 autoridades internacionais estão confirmadas para o evento, incluindo ministros da Cultura de países como Espanha, Alemanha, Índia e Angola, além de representantes de organizações como UNESCO e UNCTAD. A agenda do G20 abordará quatro eixos principais: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e a Promoção e Preservação do Patrimônio Cultural.
Casa Bahia G20 e Exposições
Para promover a cultura local, o Governo do Estado organiza a Casa Bahia no Centro de Convenções, com produtos de artesanato e economia solidária, incluindo itens da coleção “Axé Raízes do Quilombo”, já exibida na São Paulo Fashion Week. Essa coleção, composta por acessórios trançados em palha de piaçava, é fruto do trabalho de artesãs do Quilombo Pitanga dos Palmares, sob a direção dos estilistas Ceu e Junior Rocha.
Paralelamente, o público poderá visitar a Exposição Frans Krajceberg, que traz obras do artista conhecido por suas criações inspiradas na flora brasileira e na preservação ambiental. No Museu de Arte Contemporânea da Bahia, a mostra “Dona Fulô e Outras Joias Negras” destaca a riqueza cultural afro-brasileira, conectando o legado africano à produção artística do país.
Hospitalidade e Atrações Musicais
De 2 a 7 de novembro, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) realiza recepções especiais para as delegações internacionais no aeroporto de Salvador, com apresentações de orquestras de berimbaus e grupos percussivos, além de baianas tipicamente vestidas. No Centro de Convenções, baianas distribuirão cocadas e informações sobre as zonas turísticas do estado, enquanto apresentações de capoeira enriquecem a programação.
O encerramento do encontro, em 8 de novembro, será celebrado com o concerto “Sinfonia Terra Brasilis”, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação reunirá artistas diversos, celebrando a vasta herança cultural brasileira.
Organizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a OEI, UNESCO, e apoio de instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o encontro do G20 em Salvador destaca o papel transformador da cultura no fortalecimento das economias e na promoção da sustentabilidade global.
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
A Rússia disparou nesta quinta-feira (21) um míssil balístico intercontinental contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia, segundo informações da Força Aérea ucra...
Enquanto muitos imaginam que grandes fortunas são automaticamente herdadas pelos filhos, alguns dos milionários e bilionários mais conhecidos do mundo decidiram...