Lar Franciscano Santa Isabel celebra 176 anos com palestra especial nesta sexta (22)
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
Foto: Mateus Pereira / GOVBA
A Bahia anunciou a ampliação de seu efetivo de segurança pública com a adição de 4.263 profissionais. A iniciativa, divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (22), ocorreu no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Além disso, foi autorizada a aquisição de 119 novas viaturas para as polícias militar e civil, bem como para o Corpo de Bombeiros, visando melhorar a mobilidade e a capacidade de resposta das forças de segurança em todo o estado.
“Nós fizemos hoje um investimento forte para o setor de recursos humanos. Para a gente poder aumentar a quantidade de homens e mulheres tanto na rua fazendo o serviço de viatura, em campo, operacional, ou no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil, dentro das delegacias, mas também em áreas internas como, por exemplo, no DPT”, declarou o governador.
A convocação inclui 2.512 policiais militares, candidatos aprovados no concurso para soldado e militares da reserva remunerada. Também foram chamados 500 candidatos aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e 595 candidatos aprovados no concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância do reforço no efetivo. “Esses concursos e chamamentos vão aumentar significativamente o nosso contingente, permitindo uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública. A aquisição das viaturas garantirá mobilidade e rapidez nas respostas às ocorrências, melhorando a eficiência operacional e a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado.”
Além disso, o governador autorizou a abertura de novos concursos públicos e seleções. Serão abertas 100 vagas para oficiais da PMBA e 265 vagas para o CBM-BA, além de seleções Reda para 19 Técnicos de Nível Médio/Superior para a Polícia Civil (PC) e 166 Técnicos de Nível Superior e Médio para o DPT.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, enfatizou a importância do chamamento dos novos bombeiros. “Vamos ampliar nossa capacidade de resposta e melhorar ainda mais o atendimento às emergências. A qualificação do nosso efetivo é fundamental para continuarmos prestando um serviço de excelência.”
Balanço Positivo
Os investimentos em segurança pública têm gerado resultados significativos na Bahia. No primeiro semestre de 2024, o número de mortes violentas caiu 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, mais de 9 mil prisões foram realizadas, incluindo a captura de 55 líderes de facções e a apreensão de quase 3 mil armas de fogo, entre elas 40 fuzis.
No combate ao tráfico de drogas, a polícia apreendeu três toneladas de entorpecentes e destruiu 245 mil pés de maconha. Esses avanços são resultados diretos dos investimentos em tecnologia, inteligência, equipamentos, capacitação e efetivo das forças policiais.
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
A Rússia disparou nesta quinta-feira (21) um míssil balístico intercontinental contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia, segundo informações da Força Aérea ucra...
Enquanto muitos imaginam que grandes fortunas são automaticamente herdadas pelos filhos, alguns dos milionários e bilionários mais conhecidos do mundo decidiram...