Obra modernista de Juarez Paraíso no CAB será restaurada pela Seagri
Foto: Manuela Cavadas / Seagri A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) vai restaurar uma das obras mais emblem...
Foto: Manuela Cavadas
A atividade pesqueira na Bahia ganha novo impulso a partir desta quinta-feira (16), com a inauguração da Usina de Beneficiamento de Pescado da Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador. O projeto é fruto de uma cooperação internacional entre a Fundação Baía Viva e a ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna ETS, e tem como objetivo transformar a rotina de marisqueiras e pescadores locais, ampliando a renda e promovendo práticas sustentáveis na Baía de Todos-os-Santos.
Os representantes da instituição italiana, Roberto Copparoni e Antonella Montisci, foram recepcionados em evento realizado nesta segunda-feira (13), na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo, além de outras autoridades e lideranças do setor.
Barrozo destacou a importância da parceria e o papel da comunidade italiana no desenvolvimento da agricultura e, agora, também da pesca baiana. Segundo ele, a nova unidade representa um marco na valorização do potencial pesqueiro do estado. “A unidade de Bom Jesus dos Passos será um exemplo de que podemos produzir mais e melhor em toda a Baía de Todos-os-Santos. O desafio é aproveitar nossa extensa faixa litorânea de forma sustentável, fortalecendo políticas públicas de incentivo e apoio a cada elo das cadeias produtivas da pesca e da aquicultura”, afirmou o secretário.
Por meio da Bahia Pesca, vinculada à Seagri, o Governo do Estado já atua na região com ações de fortalecimento da pesca artesanal, mariscagem e aquicultura sustentável. Entre as iniciativas estão a distribuição de alevinos, capacitação técnica de marisqueiras em boas práticas de manipulação e beneficiamento, além do Projeto Elas à Frente, voltado à valorização e ao empoderamento feminino nas comunidades pesqueiras.
A presidente da Fundação Baía Viva e da ACB, Isabela Suarez, reforçou o caráter inclusivo do projeto e o foco em inovação e sustentabilidade. “A Usina de Beneficiamento tem como objetivo aprimorar as atividades pesqueiras da região de Bom Jesus dos Passos, agregando valor aos produtos do mar e fortalecendo o protagonismo das mulheres na pesca”, ressaltou.
Estrutura e capacitação
Com 100 metros quadrados, a Usina de Beneficiamento de Pescado está equipada com bancadas e pias de higienização, caixas coletoras, depurador, fogão e freezers, garantindo melhores condições de trabalho e controle de qualidade.
Os pescadores e marisqueiras da região também participarão de aulas práticas de beneficiamento, aprendendo a transformar peixes e mariscos de baixo valor comercial em produtos de maior valor agregado, como linguiças, hambúrgueres e patês — ampliando as possibilidades de comercialização e renda para as comunidades locais.
Foto: Manuela Cavadas / Seagri A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) vai restaurar uma das obras mais emblem...
Fotos: Wuiga Rubini / GOVBA Dois mil estudantes do ensino médio de 59 escolas públicas da Bahia foram contemplados na primeira etapa do programa CNH na Es...
Foto Pedro Soares O Largo do Pelourinho foi tomado por sons, aplausos e emoção na noite desta segunda-feira (13), durante a inauguração da Casa da P...