Últimas notícias

Bahia busca atrair investimentos em energias renováveis durante missão no Oriente Médio

Bahia busca atrair investimentos em energias renováveis durante missão no Oriente Médio
Da Redação

Da Redação

27/05/2025 2:15pm

Foto: Bahiainveste / Divulgação 

Representantes do Governo da Bahia participam, até o dia 30 de maio, de uma missão internacional promovida pelo Consórcio Nordeste em países do Oriente Médio. A comitiva estadual está presente em encontros na Arábia Saudita, Catar, Abu Dhabi e Dubai com o objetivo de apresentar projetos estratégicos e atrair investimentos para setores como energias renováveis, transição energética e infraestrutura.

O Estado é representado pelo diretor-presidente da Bahiainveste, Paulo Guimarães, e pela chefe da Assessoria Internacional do órgão, Caúra Damasceno. A Bahiainveste é responsável pela prospecção de negócios e captação de recursos para projetos estruturantes na Bahia.

Durante a missão, o governo baiano está apresentando propostas ligadas à geração de energia limpa (com destaque para o hidrogênio verde), segurança hídrica, turismo sustentável, inovação e logística. Os projetos fazem parte de uma carteira regional desenvolvida em parceria com os demais estados nordestinos.

“A Bahia tem potencial para liderar a transição energética no Brasil. Estamos construindo pontes com investidores internacionais em busca de parcerias que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, afirmou Paulo Guimarães.

As agendas internacionais incluem rodadas de negócios durante o evento “Brazil Northeast Day”, além da articulação de possíveis Parcerias Público-Privadas (PPPs), acordos de cooperação e inserção da Bahia em cadeias globais de investimentos sustentáveis.

Dois fundos de investimento estão sendo estruturados pelo Consórcio Nordeste, com apoio do Banco do Brasil, BNDES e Banco do Nordeste, para financiar projetos estratégicos da região. A iniciativa reforça o compromisso da Bahia com a internacionalização da economia e com uma pauta de desenvolvimento voltada para inovação, sustentabilidade e justiça social.