Lar Franciscano Santa Isabel celebra 176 anos com palestra especial nesta sexta (22)
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
A Associação Baiana de Energia Solar (ABS), em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa de treinamentos TRECON, realizou nesta segunda-feira (08/07) a formatura da primeira turma do curso gratuito de montador de sistemas fotovoltaicos. O evento ocorreu na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SiMM), no Comércio.
“É motivo de muita satisfação ver a quantidade de pessoas formadas. Isso me enche de orgulho. Trabalhar no mercado solar fotovoltaico, que carece de mão de obra qualificada, é um desafio. Os empresários sérios do setor fotovoltaico precisam de profissionais qualificados e formados por instituições respeitadas, como a nossa. Acredito muito na capacidade que esse curso tem de transformar vidas”, afirmou Marcos Rêgo, presidente da ABS.
O evento contou com a presença de Ivan Euler, secretário da Prefeitura de Salvador, que destacou a importância do curso e a alegria de ver tantos formandos já empregados, ressaltando que quase 90% dos participantes do curso estão trabalhando. “É extremamente gratificante estar aqui hoje. Não há outra instituição com a qualidade da TRECON, nem com a capilaridade que conseguimos com a ABS. É um enorme prazer estar formando a primeira turma deste ano”, acrescentou Euler.
O curso gratuito, conduzido pela TRECON, tem como objetivo gerar emprego e renda, além de oferecer mão de obra qualificada para os associados da ABS. Alguns alunos que concluíram a formação já estão trabalhando na área. Com uma carga horária de 128 horas, o programa inclui aulas teóricas e práticas. Ao longo de 2024, serão organizadas cinco turmas de formação de instaladores fotovoltaicos, cada uma com aproximadamente 20 a 30 participantes, com recrutamento e seleção realizados pelo SiMM.
A segunda turma já está em andamento, tendo começado em 26 de junho, com 29 alunos. “Nossa média é de 20 alunos por turma, mas oferecemos um pouco mais de vagas para que mais pessoas possam fazer o curso, principalmente porque o mercado solar está carente de profissionais. A procura é muito grande e quando a pessoa termina o curso, temos mão de obra qualificada na área solar e de segurança”, explicou Umaraci Nascimento, coordenador da TRECON.
Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) representa pequenas, médias e grandes empresas de energia solar na Bahia, com quatro principais objetivos: capacitação técnica, atuação regulatória, assessoria jurídica e associativismo. Atualmente, a associação possui 75 associados no estado, incluindo integradores, distribuidores, fabricantes, geradores e consumidores.
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
A Rússia disparou nesta quinta-feira (21) um míssil balístico intercontinental contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia, segundo informações da Força Aérea ucra...
Enquanto muitos imaginam que grandes fortunas são automaticamente herdadas pelos filhos, alguns dos milionários e bilionários mais conhecidos do mundo decidiram...