Na manhã desta quarta-feira (25), a Arquidiocese de Salvador concluiu a Fase Arquidiocesana do processo de canonização da Serva de Deus Vitória da Encarnação, durante uma Sessão Solene realizada no Convento do Desterro, local onde a religiosa viveu e faleceu. O processo, iniciado em novembro de 2019 e retomado em abril deste ano, foi oficialmente encerrado, marcando um importante passo rumo à canonização da madre baiana.
A cerimônia foi presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha e pelo frei Jociel Gomes, postulador da Causa, com a presença de membros da Comissão Histórica, além de fiéis devotos. A documentação coletada pelo Tribunal formado para a causa, que inclui relatos de graças e milagres atribuídos à intercessão de Madre Vitória, será agora enviada ao Dicastério da Causa dos Santos, na Santa Sé, em Roma.
O tribunal responsável pela coleta de informações sobre a Serva de Deus foi composto por frei Jociel Gomes, cônego Alberto Montealegre como Delegado Episcopal, o promotor de Justiça padre Laudimar Oliveira da Silva, e os notários Dom Sebastião Rolim e Irmã Violeta. Após a sessão de encerramento, o Cardeal Dom Sergio presidiu uma missa, celebrando mais essa etapa no caminho da canonização de Madre Vitória.