Últimas notícias

ALBA homenageia o Martagão Gesteira com Sessão Especial pelos 60 anos

ALBA homenageia o Martagão Gesteira com Sessão Especial pelos 60 anos
Da Redação

Da Redação

16/12/2025 12:43pm

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) homenageou o Hospital Martagão Gesteira pelos seus 60 anos de atuação com uma Sessão Especial realizada nesta segunda-feira (15). Proposta pelo deputado Rosemberg Pinto, a iniciativa celebrou as seis décadas de um dos maiores hospitais pediátricos do Norte e Nordeste, que atende crianças e adolescentes de todo o estado da Bahia.

“Desde a sua fundação até os dias atuais, o Martagão atende a todos por meio do Sistema Único de Saúde, sempre com qualidade no atendimento e na prestação de serviços”, destacou Rosemberg. Para o parlamentar, a instituição filantrópica é referência no cuidado pediátrico em diversas especialidades, graças ao trabalho desenvolvido por profissionais altamente qualificados.

“Esse reconhecimento da ALBA, justamente no ano em que o Martagão completa 60 anos, comprova que todo esse trabalho e toda a história do hospital sempre estiveram a favor das crianças e adolescentes baianos. É saúde de qualidade e humanizada para quem mais precisa”, afirmou a presidente de honra da Liga Álvaro Bahia, Rosina Bahia, neta do fundador do hospital, o médico Álvaro Bahia.

O presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia — entidade mantenedora do Martagão —, Pedro Teles, também ressaltou a importância da homenagem. “É um reconhecimento muito especial, porque a ALBA é a casa do povo da Bahia. Vemos essa homenagem como a própria população do estado agradecendo pelos 60 anos do trabalho que o Martagão vem desenvolvendo. Não consigo pensar em honra maior”, declarou.

A Sessão Especial contou ainda com a presença do deputado Jorge Solla, da defensora pública Laura Fagury, do presidente do GACC-BA, Roberto Sá Menezes, além de diretores e colaboradores do hospital. O evento foi marcado também por uma apresentação do Coral Vozes da Vida, formado por pacientes e ex-pacientes da instituição.

História - Na década de 1940, a Bahia enfrentava uma grave carência de leitos pediátricos e altos índices de mortalidade infantil. Havia apenas poucos leitos destinados à pediatria nos principais hospitais gerais do estado. Diante desse cenário, o pediatra Álvaro Pontes Bahia, que já havia fundado, junto a outros médicos, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, idealizou a criação de um hospital dedicado exclusivamente à assistência infantil.

Esse sonho ganhou forma com o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Martagão Gesteira, em 3 de julho de 1946. O hospital foi batizado em homenagem a Martagão Gesteira, grande amigo e companheiro de Álvaro Bahia nas ações da Liga. A inauguração ocorreu em 17 de março de 1965.

Mais de cinco décadas depois, o Martagão Gesteira consolidou-se como um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste e tornou-se um verdadeiro patrimônio da Bahia. Atualmente, a instituição é referência em acolhimento, tratamento humanizado, serviços de saúde de alta qualidade e uso de tecnologias de ponta.

Somente em 2024, o Martagão foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas realizadas em pacientes de 0 a 14 anos no estado, além de 47,9% dos tratamentos oncológicos pediátricos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas na Bahia.