Calor em alta: dicas para cuidar da saúde durante as ondas de calor neste verão
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Foto: Filhas de Gandhy / Divulgação
O Afoxé Filhas de Gandhy, referência no cenário cultural baiano, anuncia o lançamento do projeto Arte das Yabás, iniciativa voltada à formação social e cultural de mulheres, com foco na valorização de saberes ancestrais e no fortalecimento da identidade afro-brasileira. Cerca de 120 mulheres serão diretamente beneficiadas com uma programação gratuita, composta por oficinas, palestras e rodas de conversa.
As atividades incluem aulas práticas de percussão, confecção de xequerê, cortejo afro, figurino e palestras sobre o papel das mulheres na cultura afrodescendente. A proposta é promover inclusão, estimular a criatividade e proporcionar um espaço de reconexão com as raízes culturais, espirituais e sociais das participantes.
O projeto tem como inspiração as Yabás — divindades femininas do candomblé — símbolos de sabedoria, força e cuidado. A escolha do nome reforça a missão do Arte das Yabás de empoderar mulheres por meio do legado ancestral.
O lançamento oficial acontecerá na próxima quinta-feira, 7 de agosto, às 17h, na sede do Afoxé Filhas de Gandhy, no Pelourinho. O evento reunirá a equipe técnica, professores, oficineiros e representantes do poder público e da sociedade civil, que irão apresentar os objetivos e a metodologia do projeto.
“Acreditamos no poder transformador da arte e da cultura para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O Arte das Yabás é um espaço para que as mulheres possam aprender técnicas ancestrais, fortalecer sua autoestima e se reconectar com suas raízes”, afirma Franciane Simplício, produtora do Afoxé Filhas de Gandhy.
O projeto foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/artedasyabas
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fernando Barbosa IPAC O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho marcou o início de sua nova fase com a visita de mais de 5 mil pessoas nos primeiros 30 dias ap...
Fotos: Cleiton Ramos/ Divulgação/ Pé Quente Publicidade A Bahia encerrou 2025 com um desempenho que chama atenção no mercado de veículos usados e seminovo...