Aceleradora Vale do Dendê abre vagas para nova turma de programa para startups nordestinas em colaboração com Google for Startups
Iniciativa é direcionada para afroempreendedores dos estados do Nordeste
Até 17 de março, startups nordestinas podem aplicar para a nova turma do programa de aceleração promovido pela Vale do Dendê. O programa lançado em colaboração com o Google for Startups Brasil tem como objetivo estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação da Bahia e outros estados da região.
As 12 vagas do programa são voltadas para afroempreendedores nordestinos, com foco em startups baianas, mas empresas de todos os estados do Nordeste podem se inscrever. No processo seletivo serão avaliados critérios como diversidade do time, impacto social, viabilidade do negócio e inovação da proposta enviada. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Vale do Dendê.
O programa se inicia no dia 5 de abril e tem duração de 12 semanas. Durante o período, as startups participam de sessões de mentoria, oficinas e lives com especialistas em tecnologia e outros empreendedores.
"Esse novo ciclo voltado para empresas de base tecnológica reflete o momento da Vale do Dendê que agora quer, cada vez mais, impulsionar a inovação na região Nordeste", conta Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê. Esta edição contará também com apoio da empresa de tecnologia Qintess, mantenedora da Vale do Dendê, que trará uma rede de consultores e potenciais investidores.
A participação do Google for Startups no programa se dará por meio de mentores que atuarão como facilitadores para ajudar as empresas selecionadas a se desenvolverem em pilares como liderança, crescimento e gestão. Além de conectar os participantes a especialistas do Google e empreendedores da rede alumni dos programas do Google for Startups Brasil. Entre eles está a Tera – startup de educação continuada para adultos, com foco na capacitação para novos empregos e alumni da Turma #3 do Programa de Residência do Google for Startups –, que será responsável por um dos módulos do programa, trazendo conhecimentos práticos e teóricos sobre validação e alinhamento de produto com o mercado.
“Para o Google for Startups, colaborar com esse programa nos ajuda não só a trazer uma maior diversidade de olhares e vivências para a nossa rede, mas nos aproxima de um ecossistema com um potencial enorme, que possui um grande mercado consumidor e agrupa empreendedores com uma criatividade imensa“, explica André Barrence, Diretor do Google for Startups América Latina.
A Vale do Dendê é uma das colaboradoras na seleção de empresas para o Black Founders Fund, fundo de investimentos do Google for Startups Brasil para empresas fundadas e lideradas por pessoas negras no Brasil. Entre as nove startups selecionadas para a iniciativa até o momento, duas já passaram por programas da aceleradora baiana, TrazFavela e AOCA Game Lab.