Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Salvador (UNIFACS) terão a oportunidade de participar da 30ª edição do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot), uma das principais competições mundiais de júri simulado. A competição, que será realizada entre os meses de março e abril em Viena, na Áustria, reúne universidades de todo o mundo e tem como objetivo estimular a prática do Direito Comercial Internacional, Direito Internacional Privado e Arbitragem Internacional.
A equipe de competidores da UNIFACS, composta por 12 integrantes do Grupo de Estudos de Direito em Âmbito Internacional (GEDAI), teve seus projetos aprovados na primeira fase da competição. Segundo o professor Matheus Lins, responsável pelo GEDAI, a simulação de casos de Arbitragem é fundamental para a formação dos alunos, que poderão sair do curso com conhecimento em Arbitragem, Mediação, Conciliação e outros meios adequados de resolução de conflitos, além de saber utilizar o Poder Judiciário.
Para Alice Maria Marques, estudante do 9º semestre, competir no Vis Moot é uma oportunidade de enxergar novas possibilidades profissionais no Direito, além das tradicionais, e de adentrar no mundo da Arbitragem. Ela destaca que a competição também proporciona a chance de adquirir conhecimento na área e fazer networking com estudantes e profissionais do mundo inteiro.
A competição é dividida em duas etapas. Na primeira, as equipes atuam ora como autora da queixa-crime, ora como aquela que sofre ação penal, submetendo as peças de defesa. Na segunda fase, os rounds orais acontecem em Viena, com a simulação de audiências de arbitragem em que os árbitros debatem com as equipes que estão atuando como advogados das partes na batalha por melhores argumentos.
O professor Carlos Martheo Guanaes destaca que a competição é uma grande oportunidade de formar contatos importantes com estudantes e profissionais de diversas partes do mundo, além de ampliar os debates sobre Arbitragem e Direito Empresarial. Ele ressalta que a UNIFACS vem participando de todas as edições do Vis Moot desde 2017.