Entretenimento

Temporada França-Brasil 2025 tem abertura em Salvador com exposições e lançamento de projeto que conecta França, Brasil e África

Temporada França-Brasil 2025 tem abertura em Salvador com exposições e lançamento de projeto que conecta França, Brasil e África
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/08/2025 12:43pm

Fotos: Divulgação / Temporada França - Brasil 2025

Salvador se torna, a partir desta semana, um dos centros de um intercâmbio cultural inédito entre Brasil e França. Nos dias 28 e 29 de agosto, a capital baiana recebe a abertura oficial da Temporada França-Brasil 2025, iniciativa dos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva que celebra 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Organizada pelo Instituto Guimarães Rosa e pelo Institut Français, sob a coordenação dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores de ambos os governos, a temporada teve início em abril, com atividades brasileiras na França, e segue no Brasil até dezembro de 2025, com mais de 300 eventos programados em 15 cidades.

Exposições em Salvador

Três grandes mostras inauguram a programação na capital baiana.

  • Roméo Mivekannin – No dia 28, às 19h, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a exposição que abre oficialmente a temporada em Salvador. Radicado na França, o artista apresenta 11 obras que revisitam ícones da pintura ocidental sob olhar decolonial, tecendo novas narrativas a partir de memórias coletivas.
  • Fatumbi – No dia 29, às 17h, o Museu de Arte da Bahia abre a mostra inédita com 110 fotografias de Pierre Verger e 16 de Emo de Medeiros, além de documentos originais do acervo pessoal de Verger, revelando sua trajetória até renascer como Fatumbi.
  • Coleção FRAC no MAC_Bahia – Também no dia 29, às 19h, o Museu de Arte Contemporânea inaugura a mostra de videoarte Pedra e mar entrelaçados. Um arquipélago imaginário de presenças em movimento, que aborda migrações, deslocamentos e diversidade em narrativas fragmentadas.

Durante coletiva de imprensa, será ainda anunciado o lançamento da Villa Fatumbi, projeto trilateral entre França, Brasil e África dedicado à criação artística, economia criativa e circulação de obras e profissionais da cultura.

Festival Nosso Futuro

Outro destaque da programação em Salvador será o Festival Nosso Futuro, entre 5 e 8 de novembro. O evento contará com o Fórum França-Brasil: Diálogos com a África, aberto pelos presidentes Macron e Lula, reunindo jovens, intelectuais e lideranças para discutir cidades inclusivas e sustentáveis, justiça social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes.

O festival também será palco do Trace Fest Salvador, celebração da cultura afro-urbana que trará artistas locais e internacionais, como a francesa Meryl e o nigeriano Seun Kuti. Na mesma semana, o projeto gastronômico As Grandes Mesas promoverá encontros entre chefs do Brasil, França e África em restaurantes e espaços culturais da cidade, destacando diálogos afro-diaspóricos e práticas sustentáveis.

Um marco nas relações bilaterais

A Temporada França-Brasil 2025 sucede os intercâmbios de 2005 e 2009 e amplia os horizontes da parceria. Estruturada em três eixos – clima e transição ecológica, diversidade das sociedades e democracia e globalização equitativa –, a iniciativa vai além da promoção cultural e busca enfrentar desafios globais de forma colaborativa.

Além de Salvador, a programação nacional passará por cidades como São Paulo, Belém, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, com destaque para exposições inéditas, festivais de cinema, concertos, debates literários e iniciativas de inovação. O encerramento acontecerá em São Paulo, com a remontagem da ópera-balé Les Indes Galantes, de Rameau, recriada pela coreógrafa Bintou Dembélé em diálogo com dançarinos franceses e brasileiros de hip hop.