Entretenimento

Teatro Vila Velha celebra 57 anos com programação diversa e gratuita

Teatro Vila Velha celebra 57 anos com programação diversa e gratuita
Da Redação

Da Redação

29/07/2021 12:30pm

Dia 31 de julho é aniversário do Teatro Vila Velha, e para celebrar os 57 anos de um dos mais atuantes centros de formação, criação e difusão das artes cênicas no Brasil, o teatro lança uma programação intensa e diversa. A programação, que começa neste sábado, dia 31 de julho e vai até 10 de setembro, é composta pela exibição online de espetáculos dos diferentes grupos residentes que passaram pelo teatro ao longo da história. Todas as exibições são gratuitas, sempre às 19h, no Youtube do Vila (youtube.com.br/teatrovilavelha), e após cada sessão, acontecem bate-papos online com convidados que fizeram parte da equipe dos espetáculos. Além dos registros, acontece também o Viladança Convida, série de bate-papos mediados por Cristina Castro, coreógrafa e criadora do Núcleo Viladança. Os encontros acontecem nos dias 05 e 21/08, às 17h, também no YouTube. 


O espetáculo “As canções que Jarbas fez para nossos espetáculos” abre a programação neste sábado. Celebrando as canções de várias peças que passaram pelo Vila, a obra foi montada e apresentada para comemorar o aniversário do teatro em 2012. O registro conta com trechos dos espetáculos que ganharam as canções do músico Jarbas Bittencourt, entre eles: Cabaré da Raça, Erê, Ó pai ó, Fausto, A Mãe e Dom Quixote. 


O Bando de Teatro Olodum também é presença confirmada no aniversário do Vila. O espetáculo “Já fui!”, será exibido pela primeira vez ao público geral dia 6 de agosto, às 19h. O espetáculo, criado para um projeto interno do DETRAN em 1999, é um tanto “fora da curva” devido ao seu caráter educativo ao tratar da educação no trânsito de forma lúdica, baiana e divertida. A obra conta com encenação de Marcio Meirelles. Nomes como Lázaro Ramos e Valdinéia Soriano fazem parte do elenco. 


Além de “As canções que Jarbas fez para nossos espetáculos” e “Já fui”, a programação também conta com os espetáculos “Paparutas”, da Companhia Novos Novos, dia 13/08, A Sacanagem da Outra, da A Outra Companhia de Teatro, dia 20/08, “Primeiro de Abril”, do Vilavox, dia 27/08, “Muvuca”, do Núcleo Viladança, dia 03/09 e, finalizando a programação, “Do outro lado do Mar”, da Companhia Teatro dos Novos, dia 10/09. 


Com o tema “Criação e gestão na cultura", a série de bate-papos “Viladança Convida” complementa a programação com a participação de artistas de diversas partes do Brasil e do mundo, que participaram de projetos do Núcleo Viladança e hoje desenvolvem ações e ocupam cargos na área da gestão cultural, no setor público e privado. 


Na série, os convidados falarão sobre seus projetos, pesquisa artística, cargos e funções. No dia 05 de agosto, o bate-papo tem a participação de Danilo Bracchi, artista-pesquisador, coordenador das artes cênicas na Fundação Cultural do Estado do Pará e de Janahina Cavalcante, bailarina, mestra em dança, e membro da comissão gerenciadora do Fazcultura (Bahia). Já no dia 21 de agosto, Cristina Castro conversa com Maciej Rożalski, antropólogo e artista na área das artes cênicas, doutor em Antropologia e Teoria de Arte pelo Instituto de Arte, Academia das Ciências da Polônia (2010), tendo experiências na área de estudos performáticos, antropologia moderna, filosofia, teatro, dança e antropologia de teatro.


Confira a programação completa: 


PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO VILA 


DIA 31/07

EXIBIÇÃO

AS CANÇÕES QUE JARBAS FEZ PARA NOSSOS ESPETÁCULOS 

YOUTUBE DO VILA

19H 

GRATUITO 


DIA 05/08 

VILADANÇA CONVIDA 

BATE-PAPO COM Danilo Bracchi (PARÁ) E Janahina Cavalcante (CEARÁ)

mediação: Cristina Castro 

17H 

YOUTUBE DO VILA 

GRATUITO


DIA 06/08 

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO

JÁ FUI (BANDO DE TEATRO OLODUM)

YOUTUBE DO VILA

19H

GRATUITO

 

DIA 13/08 

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO 

PAPARUTAS (COMPANHIA NOVOS NOVOS) 

YOUTUBE DO VILA 

19H

GRATUITO 


DIA 20/08

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO

A SACANAGEM DA OUTRA (A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO) 

YOUTUBE DO VILA 

19H

GRATUITO


DIA 21/08 

VILADANÇA CONVIDA 

BATE-PAPO COM Maciej Rożalski (Casa Theater)

mediação: Cristina Castro 

17H 

YOUTUBE DO VILA 

GRATUITO


DIA 27/08

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO 

PRIMEIRO DE ABRIL (VILAVOX) 

YOUTUBE DO VILA 

19H 

GRATUITO 


DIA 3/09 

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO 

MUVUCA (NÚCLEO VILADANÇA) 

YOUTUBE DO VILA 

19H 

GRATUITO 


DIA 10/09

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO 

DO OUTRO LADO DO MAR (COMPANHIA TEATRO DOS NOVOS)

YOUTUBE DO VILA

19H

GRATUITO