Entretenimento

Teatro Gamboa: Cantora nigeriana Okwei Odili lança álbum Òsùmàrè

Teatro Gamboa: Cantora nigeriana Okwei Odili lança álbum Òsùmàrè
Da Redação

Da Redação

07/05/2021 4:10pm

Oficinas, lançamento e literatura agitam o palco online do Teatro Gamboa a partir desta sexta-feira (07). Para os espetáculos, os ingressos custam R$10 (meia-entrada) e R$20 (inteira) e podem ser comprados no site https://www.teatrogamboaonline.com.br/. Já para as oficinas, o acesso é gratuito, feito também pela plataforma online do teatro.A programação traz como destaque o show de lançamento do álbum Òsùmàrè, às 19h desta sexta-feira, reunindo a cantora Okwei Odili e a banda Aweto.

Òsùmàrè é uma homenagem à divindade africana Iorubá do movimento, da vibração, da esperança e da vida. O álbum, considerado uma fusão da Bahia com a Nigéria, traz 10 músicas compostas por Okwei que abordam o amor, as lutas e a esperança, com influências da música ocidental e africana e do hip hop com ritmos brasileiros como Maracatu, Baião, Ijexá e Bossa Nova. Em um mundo onde as minorias lutam por seus direitos, a banda Aweto dá o ritmo dessa luta, enquanto Okwei dá voz a essas milhões de pessoas através da sua ancestralidade musical traduzida em Òsùmàrè. Antes, às 17h, a oficina YoGamboa, que marcou a programação do teatro ao longo da pandemia, ganha nova exibição no Replay Gamboa. Com o tema Atitude Mental, a oficina é conduzida por Juli de Matos e chama a atenção para a consciência plena de si, exercitando a atitude da mente.
 

No sábado (08) a dança assume o palco do Gamboa e outra oficina é reapresentada no Replay: Dança Afro Urbana. Nela, o artista ganês que vive no Brasil, Isaak Bransah, e o dançarino formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Rony Blastoyse, apresentam técnicas da dança afro urbana a partir das 17h. Às 19h o projeto Andanças, do Balé Jovem de Salvador, reúne quatro solistas com apresentação de cinco solos, frutos da pesquisa autoral de cada um deles ou da parceria com coreógrafos baianos. 


A sensibilização do olhar é o tema de uma oficina fotográfica que acontece a partir das 17h do domingo (09). Alê Nohvais comanda o projeto, que propõe que o público conheça mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias. Alê propõe experimentações e investigações sobre formas, cores e o preto e branco, composição, além de focar nas questões relacionadas ao equilíbrio, ao enquadramento e à cor. Logo depois, às 19h, o espetáculo Dois com Textos ganha nova exibição, reunindo Jackson Costa e Celo Costa em um passeio pela literatura, poesia, músicas, reflexões e espiritualidade. Dois amigos, dois artistas, que se afinam em contextos de vida e de arte, trazem ao palco a leitura de textos, reflexões sobre essas leituras, e interpretação de canções que tocam temas universais como a solidão, isolamento, alegria, silêncios, cura, infância.