Entretenimento

Shows e oficinas de yoga, história da música e teatro marcam a programação do Teatro Gamboa nesta semana

Shows e oficinas de yoga, história da música e teatro marcam a programação do Teatro Gamboa nesta semana
Da Redação

Da Redação

18/08/2021 4:30pm

Com programação inédita de quarta a domingo, o Teatro Gamboa apresenta agenda diversa para o público nesta semana. As oficinas e shows são transmitidos através do canal do teatro no YouTube, com ingressos à venda no https://www.teatrogamboaonline.com.br/. Abrindo a programação, nesta quarta-feira (18) a instrutora Juli de Matos ministra a oficina YoGamboa, às 15h. Totalmente gratuita, a prática propõe a consciência corporal e respiratória através do yoga. Juli conduz essas práticas que incluem concentração, respiração, posturas físicas e relaxamento e para participar basta acessar o site do teatro e selecionar a opção do curso de yôga. A partir disso o interessado receberá semanalmente o link de acesso das aulas.

 Também às quartas-feiras acontecem as oficinas História da Música: o Brasil de 1500 ao Terceiro Milênio, às 17h, e curso de teatro Resgate, às 19h. A primeira conta com 8 aulas teóricas e práticas sobre a história da trilha sonora nacional. O projeto é de autoria de Paulo Emílio Barros, músico instrumentista, regente, educador musical e Mestre em Educação Musical pela (UFBA), que ministra as oito aulas, cada uma com 50 minutos de duração, que acontecem sempre às quartas-feiras, às 17h. Os ingressos para todas as oito aulas da oficina custam R$160, e o conteúdo ficará disponível por 30 dias após o término da última aula.

Já Resgate é ministrada pela premiada atriz e professora de teatro Andrea Elia, com 10 aulas de teatro ao vivo e online, sempre às quartas, às 19h. Andrea Elia revela os bastidores do seu processo criativo compartilhando conteúdos teóricos, recursos lúdicos e práticas interpretativas para que o participante, de casa, sob a regência da professora, possa desenvolver uma cena, aprofundar uma pesquisa cênica ou mesmo se instrumentalizar para melhorar a oratória. Os 10 primeiros participantes poderão escolher exibir o solo, resultante da oficina, no palco do Teatro Gamboa dentro da programação ao vivo e online do espaço, em uma mostra em outubro. Além disso, caso o participante não possa acompanhar as aulas ao vivo, elas ficarão gravadas para que acesse a qualquer momento sem perder o conteúdo. O curso custa R$300 (valor único). Após o término das aulas ao vivo, o projeto ficará disponível ainda por 30 dias. 

Na quinta (19) e sexta (20) o cantor e compositor Fernanndez apresenta o show Canta Para Elas, às 19h, com o repertório do álbum homônimo lançado em 2020. No sábado (21), às 19h, a banda Limusine apresenta um show com repertório que vai da Jovem Guarda à música romântica lançada no final dos anos 1960 – e que reinou até o final da década seguinte, ajudando vários artistas a saírem do anonimato e se tornarem grandes vendedores de discos. Sucessos como "Porque brigamos", com Diana, "Domingo feliz", com Ângelo Máximo e "Beijinho doce", com Nalva Aguiar estarão no repertório, instigando o público a cantar a letra junto com a banda.

Domingo (22) Sara Abreu apresenta o show De Rio A-Mar, às 17h, que mescla sonoridades baianas e mineiras, em um navegar musical banhado pela poética das águas e pela presença feminina. A apresentação tem como mote e fio condutor o EP de estreia da artista, lançado em maio deste ano, com seis canções autorais que a apresentam como mulher mineira radicada em Salvador, revelando sua forte ligação com as águas, as emoções e a ancestralidade africana. O repertório é construído a partir das músicas autorais de Sara, gravadas no EP e outras inéditas, costuradas com canções de artistas consagrados da Bahia, como Dorival Caymmi, Mateus Aleluia e Gilberto Gil, e mineiros como Milton Nascimento, Fernando Brant e Ceumar.