Entretenimento

Saudação: Dorival Caymmi é tema do último episódio do projeto apresentado por Ana Mametto

O programa vai ao ar no canal da cantora no youtube nesta quarta-feira, 31

Saudação: Dorival Caymmi é tema do último episódio do projeto apresentado por Ana Mametto
Da Redação

Da Redação

31/03/2021 3:20pm

“Quem não gosta do samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé”. Quem nunca ouviu esses versos que o poeta Dorival Caymmi consagrou no cancioneiro popular brasileiro? Compositor, violonista e cantor, ele marcou o cenário da MPB cantando o seu amor pelo mar da Bahia, em composições que misturavam simplicidade e sofisticação. Caymmi promoveu a cultura de matriz africana presente na Bahia.


A vida e o legado deste grande artista baiano é o tema do último episódio do programa Saudação, que vai ao ar nesta quarta-feira, 31, às 19h00, no canal da cantora Ana Mametto no Youtube, . Na oportunidade, a artista recebe o professor da Uneb Marielson Carvalho, autor do livro “Acontece que eu sou baiano: identidade e memória cultural no cancioneiro de Dorival Caymmi” (Eduneb), para um bate-papo sobre vida e obra do cantor.


O programa que foi escrito por Ana Mametto teve sua estreia em 03 de março de 2021 e pautou assuntos fundamentalmente relacionados à cultura afro-brasileira, como origem e ancestralidade, representatividade, luta antirracista, musicalidade africana e da Bahia, intolerância religiosa, entre outras questões.


Saudação tem como ponto de partida o mais recente disco da cantora, atriz e jornalista, com o mesmo nome do programa, que faz um tributo às raízes musicais da cultura afro-brasileira, homenageando grandes nomes da MPB. O programa também vem para consolidar a carreira de mais de 10 anos na música de Ana Mametto, sendo seu primeiro projeto inteiramente digital, apresentando a pluralidade de talentos que vão além da música.


O projeto tem produção da Via Press Comunicação e apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.



Sobre Ana Mametto


Baiana de Salvador, Ana Mametto ingressou profissionalmente na música ainda adolescente, aos 13 anos, e desde então não parou mais. Na sua longa trajetória artística, entre os nomes internacionais, soma trabalhos com nomes como a banda Scorpions, na turnê brasileira em 2008 e apresentações no México e em Portugal, além de participação com o guitarrista Carlos Santana. Há dez anos fez o primeiro show com a banda Mametto em um mergulho na música afro em suas diversas dimensões. Os shows são marcados por interpretações intensas em verdadeiros espetáculos cênicos-musicais que encantam a todos. Em 2017, estreou como atriz no musical baiano “De Um Tudo”, dirigido por Fernando Guerreiro, e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro como Atriz Revelação. Em 2019, foi convidada pela também baiana Larissa Luz para substituí-la no espetáculo Elza em algumas apresentações e estrelou a peça “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia”, do diretor e dramaturgo pernambucano João Falcão, que lhe rendeu o Prêmio Braskem de Teatro na categoria de Melhor Atriz.