Foto: Carolina Vianna / C e Ka Fotografia
O projeto Salvador Capital Afro participa do Pop Up Shop 2025 com oito marcas locais, reforçando o protagonismo do afroempreendedorismo soteropolitano. A iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), em parceria com a Secretaria da Reparação (Semur), valoriza a criatividade, a cultura e a força empreendedora da comunidade negra.
O evento acontece até o dia 31 de agosto, das 10h às 21h, na Alameda das Grifes do Shopping da Bahia, em frente ao Pereira Café.
A curadoria dos expositores foi realizada pela empresária Lara Kertesz, idealizadora do Pop Up Shop, em conjunto com representantes da Prefeitura de Salvador. O espaço reúne cultura, moda e artesanato, ampliando a visibilidade de negócios criativos e fortalecendo o ecossistema empreendedor da cidade.
Além da comercialização de produtos, o Shopping da Bahia também recebe uma exposição com seis totens informativos sobre o programa, convidando o público a conhecer melhor a iniciativa e os empreendedores participantes.
Representatividade e solidariedade
Entre as marcas selecionadas, está a Amora Brinquedos, criada pela empresária Geo Nunes para trazer mais diversidade e representatividade ao universo infantil. A marca oferece bonecas de pano em diferentes tonalidades de pele – inclusive com vitiligo – além de giz de cera com tons de pele preta e fraldas ecológicas.
Com propósito social, a cada item vendido, a Amora doa um brinquedo para uma escola pública. Durante a feira, as crianças também podem brincar gratuitamente com as bonecas no espaço lúdico montado no estande.
A ideia da marca nasceu em 2016, quando Geo, ao organizar um evento social, percebeu a dificuldade de encontrar bonecas negras no mercado. Desde então, a Amora vem suprindo essa lacuna, fortalecendo a diversidade e a representatividade nos brinquedos.
O Pop Up Shop 2025 segue até domingo, 31 de agosto, sempre das 10h às 21h, com entrada gratuita.
