Entretenimento

Projeto MURAL 2025 homenageará o artista Juarez Paraíso com megamural em Salvador

Projeto MURAL 2025 homenageará o artista Juarez Paraíso com megamural em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

08/04/2025 4:52pm

Fotos: Divulgação 

Após o sucesso da feira e do festival realizados entre os dias 4 e 6 de abril, na DOCA1, no bairro do Comércio, o Projeto MURAL já se prepara para a próxima fase. A iniciativa — sigla para Movimento Urbano de Arte Livre — vai colorir as ruas de Salvador com uma nova série de megamurais, desta vez prestando homenagem ao mestre das artes visuais baianas, Juarez Paraíso.

Idealizado por Vanessa Vieira, da Trevo Produções, o projeto chega à sua quarta edição com o propósito de valorizar a diversidade, a ancestralidade e a arte urbana. “Essa edição é um reflexo da riqueza cultural que temos, misturando diferentes linguagens e expressões artísticas nesta nova série de megamurais”, afirma a produtora.

Quatro novos painéis serão entregues à cidade, espalhados por grandes empenas da capital. O primeiro já pode ser visitado: é assinado pelo artista Éder Muniz e está localizado no Comércio.

Entre os novos murais, um dos grandes destaques é a homenagem a Juarez Paraíso. Aos 90 anos, o artista — imortal da Academia Baiana de Letras — acumula uma trajetória marcada por obras emblemáticas em espaços públicos e privados, como os murais do Centro Administrativo da Bahia (CAB), do Museu Geológico e do extinto Cine Tupy. Reconhecido como escultor, desenhista e muralista, Juarez já articula uma equipe especial para desenvolver sua empena, que integrará o projeto de forma inédita.

A programação deste ano também inclui a participação da artista indígena Yakunã Tuxá, que levará ao espaço urbano a obra “Guarde lembranças de Kirimurê”, e do renomado duo cearense ACIDUM Project, formado por Robézio e Terezadequinta, conhecidos internacionalmente por sua arte urbana.

O Projeto MURAL é uma realização da Trevo Produções, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) e a Prefeitura de Salvador. A iniciativa integra o Programa Viva Cultura, na modalidade doação.