Ilê Aiyê abre inscrições para Deusa do Ébano 2026
Foto: André Frutuôso O Ilê Aiyê abriu as inscrições para o concurso que vai eleger a Deusa do Ébano 2026, um dos eventos mais simbólicos e aguardados do calend...
Fotos: Bruno Concha
A magia do São João já tomou conta do Centro Histórico de Salvador com o início do “Arraiá da Prefs 2025 – O São João do Coração da Cidade”. Desde a última sexta-feira (6), a Praça Tomé de Souza se transformou em um verdadeiro arraial, com bandeirolas, coretos, trios de forró e barracas de comidas típicas, celebrando a cultura nordestina até o dia 18 de junho.
Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o evento busca não apenas celebrar o período junino, mas também valorizar o Centro Histórico e revitalizar espaços emblemáticos como a Rua Chile. A programação tem direção artística da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com apoio da Saltur, da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP) e da Associação da Rua Chile.
Cortejo, forró e homenagens aos santos juninos
A abertura contou com um cortejo que partiu do Hotel Fera Palace em direção à Praça Municipal, homenageando tradições como quadrilhas, novenas e o icônico Santo Antônio. O destaque ficou por conta de um “trem forrozeiro” – um veículo adaptado que levava um trio com sanfoneiro caracterizado como Luiz Gonzaga, reverenciando o Rei do Baião.
A celebração também teve participação de grupos culturais da cidade, como as companhias Uzarte, Tradições, Kika Tochetto e a quadrilha Mandacaru. Um carro alegórico com estátuas-vivas dos santos juninos chamou atenção do público.
Com acesso gratuito, o evento acontece sempre das 17h às 22h. Na Praça Municipal, an Arena Anarriê oferece uma pista coberta, arquibancada e um DJ comandando o arrasta-pé. O charmoso Coreto do Forró também recebe trios e bandas regionais.
A gastronomia junina é outro atrativo: cerca de 20 barracas fixas reúnem trabalhadores dos mercados municipais, integrantes de programas sociais e moradores da região, como a baiana Simone de Souza, que aproveita a festa para garantir uma renda extra com abará no pote.
No próximo fim de semana, de 13 a 15 de junho, a Arena Anarriê recebe o Festival de Quadrilhas Arromba Chão, sempre das 20h às 22h. O Coreto do Forró recebe Flor de Imbuia (13) e Forró da Gota (14). No domingo (15), a Noite do Samba Junino traz Tonho Matéria e grupos de samba, além da premiação de mestres da cultura popular.
Na reta final, entre os dias 16 e 18, o público poderá curtir aulas de dança, mais apresentações de forró e shows. O Trio Nordestino é atração nos dias 16 e 17, enquanto a banda Fuá se apresenta no dia 17. O encerramento, no dia 18, será com mais uma edição do Festival de Quadrilhas Arromba Chão, fechando com chave de ouro o São João da cidade.

Foto: André Frutuôso O Ilê Aiyê abriu as inscrições para o concurso que vai eleger a Deusa do Ébano 2026, um dos eventos mais simbólicos e aguardados do calend...
Foto Divulgação A 19ª Semana da Cultura Evangélica acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, reunindo igrejas, famílias e comunidades em um dos maiores...
Foto: Divulgação / Brasil Brew Festival O Brasil Brew Festival dá início à sua 2ª edição nesta quinta-feira (30), no Estacionamento E do Sh...