Foto: Bruno Concha / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador apresentou, nesta terça-feira (23), a operação integrada de serviços preparada para o Festival Virada Salvador 2026, que acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A coletiva foi realizada no próprio espaço do evento e detalhou ações nas áreas de segurança, mobilidade, saúde, ordenamento urbano e atendimento ao público durante os dias de festa.
Reconhecido como o maior Réveillon do Brasil, o Festival Virada Salvador reunirá mais de 60 atrações ao longo de cinco dias, somando mais de 100 horas de música em dois palcos. Além dos shows, o público contará com uma ampla estrutura que inclui vila gastronômica, Feira Elabore, arena de games, roda-gigante, áreas de lazer e uma rede completa de serviços públicos dentro da arena.
A programação de fim de ano começa no dia 25 de dezembro com o Natal do Salvador, que terá missa e show do Frei Gilson. No dia 26, será a vez do tradicional show de Roberto Carlos. O Festival Virada Salvador tem início no dia 27, com apresentações de Léo Santana, Wesley Safadão, Parangolé, Xand Avião e Léo Foguete. No dia 28, sobem ao palco Claudia Leitte, Edson Gomes, Simone Mendes, Pablo e Tony Salles. Já no dia 29, o público confere Matheus e Kauan, Nattan, Natanzinho Lima, Durval Lelys e Psirico. No dia 30, se apresentam Bell Marques, Alok, Belo, Felipe Amorim e Olodum. Encerrando a programação, no dia 31, Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Mari Fernandez, Manu Bahtidão, Xanddy Harmonia e Timbalada comandam a virada do ano.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, a expectativa é que Salvador receba cerca de 291 mil visitantes durante o período, com taxa de ocupação hoteleira em torno de 80% e uma movimentação econômica estimada em R$ 591 milhões.
A operação especial envolve diversas secretarias municipais. Na mobilidade, foram criadas linhas especiais de ônibus partindo dos terminais Acesso Norte, Pirajá e Pituaçu, além da ampliação do horário de linhas regulares. A Transalvador atuará com reforço na fiscalização e ordenamento do trânsito no entorno da arena.
Na área da segurança, o esquema contará com atuação integrada da Guarda Civil Municipal, monitoramento por câmeras e drones, além de reforço na iluminação pública. O atendimento de saúde funcionará 24 horas, com módulo equipado com leitos de observação e equipe multidisciplinar. Também haverá ações de apoio social, acolhimento a mulheres, combate ao trabalho infantil, estrutura acessível para pessoas com deficiência e serviços de ouvidoria.
O Festival Virada Salvador 2026 contará ainda com internet Wi-Fi gratuita, cobertura institucional em tempo real e queima de fogos em 22 pontos da cidade, incluindo o Farol da Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Subúrbio Ferroviário e ilhas da capital, celebrando a chegada de 2026 com uma grande festa democrática, gratuita e estruturada para moradores e turistas.