Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Entre música, velas e milhares de microlâmpadas acesas simultaneamente, Salvador deu as boas-vindas ao Natal na noite desta sexta-feira (5). A Prefeitura realizou uma grande celebração no Centro Histórico para marcar o início oficial da programação natalina deste ano.
O evento contou com a abertura da Casa do Papai Noel, seguida de uma parada temática que partiu da Rua Chile até o Pelourinho. No adro da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, uma missa festiva emocionou o público. Em seguida, o prefeito Bruno Reis acionou a iluminação especial que vai decorar a capital até o dia 6 de janeiro.
A grade de atrações de 2024/2025 amplia a integração entre fé, cultura e turismo. Entre os destaques estão a Santa Missa campal com Frei Gilson no dia 25 de dezembro, às 19h, na Arena O Canto da Cidade (Boca do Rio), que contará com show de abertura do Padre Jaciel às 15h e o show gratuito de Roberto Carlos no dia 26 de dezembro, às 17h, no mesmo local.
Segundo o prefeito Bruno Reis, esta é a maior edição da história do Natal Salvador, com mais pontos iluminados e uma programação distribuída por diversos espaços da cidade. Ele destacou ainda a escolha do Centro Histórico como sede da maior parte das celebrações. “Além de celebrarmos o nascimento de Cristo, oferecemos ao soteropolitano um Natal especial e fortalecemos a economia da região”, afirmou.
A missa de abertura foi presidida pelo cônego José Abel Carvalho Pinheiro, que ressaltou a importância espiritual do período natalino e elogiou o trabalho da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip). “A verdadeira luz não está apenas no que vemos, mas no Cristo que nasce dentro de nós, transformando vidas e reacendendo sonhos”, disse.
Durante a abertura, o Centro Histórico ficou lotado. Da Rua Chile ao Pelourinho, famílias registravam a decoração e disputavam espaço na fila da Casa do Papai Noel, instalada na Faculdade de Medicina. O local funciona diariamente das 17h às 22h até 25 de dezembro.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, lembrou que o circuito atraiu 1,7 milhão de visitantes no último ano e deve superar esse número. “É uma celebração com a cara de Salvador, que mistura identidade cultural e essência cristã, atraindo visitantes do mundo inteiro”, destacou.
O tradicional desfile Corte Soteropolitana do Menino Jesus acontecerá no corredor de som e luz da Rua Chile, um percurso de quase 400 metros com mais de 25 milhões de microlâmpadas sincronizadas. O cortejo, com quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, acontecerá nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro.
Outros destaques incluem show de lasers e iluminação especial na Catedral Basílica e na Igreja de São Domingos; Casa do Papai Noel e Carrossel Mágico no Terreiro de Jesus; Presépio oficial no Largo do Cruzeiro de São Francisco; Vila de artesanato e palco especial na Praça Thomé de Souza; apresentações em sacadas de prédios históricos de 7 a 13/12 e corais e orquestras no Palco Anunciação (Praça Municipal) e Palco Esperança.
Na Praça da Sé e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo haverá coretos decorados, quermesses, oficinas infantis e contação de histórias. Já o foyer da Prefeitura sediará um baile infantil voltado a crianças atendidas por instituições sociais. A árvore de Natal de 18 metros no Terreiro de Jesus volta a utilizar o sistema Twinkly, com tecnologia inteligente de LED. Grandes avenidas — como Oceânica, Suburbana, Vasco da Gama, Garibaldi, Centenário e ACM — receberam iluminação cênica e decoração temática.
Além disso, a programação contemplará missas campais em diferentes pontos do Centro Histórico; rota gastronômica Minha Ceia; concurso de vitrines e circuito de presépios criados por moradores e comerciantes. A agenda completa do Natal Salvador está disponível no site oficial do evento.