Shopping Piedade celebra os 476 anos de Salvador com exposição fotográfica
Fotos: Exposição Salvador 476 anos: Olhares Inéditos Para comemorar os 476 anos de Salvador, o Shopping Piedade promove a exposição fotográfica Salvador ...
Foto: Secult / GOVBA
A irreverência e a alegria dos Palhaços do Rio Vermelho tomam conta das ruas do bairro no dia 15 de fevereiro, celebrando os 15 anos do bloco com um desfile festivo e um ato simbólico em homenagem a Anselmo Serrat, educador e fundador da Escola de Circo Picolino. A concentração acontece a partir das 16h30, na Quadra Esportiva da Rua da Paciência.
O cortejo, que transforma as ruas em um palco de ludicidade e tradição, será inspirado no legado de Serrat, reafirmando a importância do Circo Picolino na cultura baiana. Em 2025, o educador será o tema central do desfile, reforçando a resistência e o compromisso do bloco com a valorização das manifestações artísticas populares.
Desfile e atrações culturais
Os Palhaços do Rio Vermelho se consolidaram como um dos momentos mais esperados do pré-Carnaval de Salvador, reunindo famílias e foliões que celebram a liberdade da fantasia e da cultura de rua. O cortejo de 2025 trará alas compostas por grupos tradicionais como o Zambiapunga de Valença, SSA - Som Soteropolitano Ambulante, Bagunçaço dos Alagados, As Xicas, Pau de Fita e Burrinhas (Cia de Danças e Folguedos da Boca do Rio), além de performances circenses com pernaltas e malabares.
A festa contará ainda com as batidas da Banda Marmelada, apresentações da Capoeirada (Associação Siribeira do Conde), Os Enlatados de Madre de Deus, Ala das Baianas, Ala do Circo, Ala das Belas Artes e a energia contagiante do Palhafolia. O desfile seguirá até a Rua Fonte do Boi, com previsão de encerramento às 22h.
Dindos, Dindas e camisa colaborativa
Nesta edição, o bloco abandona a figura da monarquia carnavalesca e passa a celebrar seus Dindos e Dindas, que serão revelados nas redes sociais. Além disso, como tradição, um artista plástico assina a camisa colaborativa, cuja venda ajuda a financiar o desfile. O escolhido para 2025 é Hans Peter Gutmann, que se junta a nomes como Bel Borba, Cau Gomez e Elano Passos, que já ilustraram edições anteriores. As camisas estão disponíveis no Bar do Bahia (Rio Vermelho), por R$ 100,00.
Estações fixas pelo circuito
Neste ano, o desfile contará com três estações fixas durante o percurso:
•Toca Tambor – Estacionamento do Teatro Sesi
•O Pulso e A Pele – Praça Colombo
•Frevância Elétrica – Colônia Z1
Um Carnaval de resistência e identidade cultural
Criado como uma alternativa inclusiva à cultura dos blocos fechados, o movimento cresceu e se consolidou como uma das celebrações mais autênticas do pré-Carnaval de Salvador. “Ver o que antes era apenas um grupo de amigos resistindo à cultura do abadá se transformar em um grande palco de alegria e fantasia é muito gratificante”, afirma Lúcia Menezes, cofundadora do bloco.
Em meio ao aroma do dendê, ao ritmo das tradições afro-brasileiras e à paisagem singular do Rio Vermelho, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho reafirma a identidade do bairro como um espaço de celebração, cultura e memória afetiva.
Fotos: Exposição Salvador 476 anos: Olhares Inéditos Para comemorar os 476 anos de Salvador, o Shopping Piedade promove a exposição fotográfica Salvador ...
Fotos: Valter Pontes / Secom PMS A tarde desta quarta-feira (27) foi marcada por celebração, arte e potência no Espaço Cultural da Barroquinha, com a abertura ...
Foto: Divulgação Em comemoração aos seus 40 anos, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência inesquecível para seus hóspedes. No ...