Entretenimento

Micareta de Feira de Santana 2025 é aberta com apelo por respeito e celebração da cultura baiana

Micareta de Feira de Santana 2025 é aberta com apelo por respeito e celebração da cultura baiana
Da Redação

Da Redação

02/05/2025 1:50pm

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

Foi oficialmente aberta a Micareta de Feira de Santana 2025, maior carnaval fora de época do Brasil, com o tema “Arte, Axé e Alegria”. A cerimônia simbólica de entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, Rainha e Princesas da folia ocorreu na tarde desta quinta-feira (1º), no circuito Maneca Ferreira. O ato contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do prefeito José Ronaldo, secretários estaduais e autoridades locais.

O evento, que homenageia o artista Juraci Dórea, ícone cultural de Feira de Santana, teve início com show de Bell Marques. Ao declarar oficialmente aberta a festa, o governador enfatizou a importância do respeito durante o período momesco. “Queremos garantir diversão, segurança, geração de renda e um ótimo atendimento à saúde. Peço respeito aos ambulantes, policiais, artistas, catadores e todos que trabalham para que a festa aconteça”, disse Jerônimo, que também visitou os principais serviços oferecidos pelo Governo do Estado no circuito.

Com investimento estadual de R$ 26 milhões, a festa acontece nos circuitos Maneca Ferreira, Quilombola e Charles Albert até domingo (4), fechando com o tradicional arrastão liderado por Thiago Aquino e Timbalada, na segunda-feira (5).

Compromisso com a cultura e diversidade

A edição deste ano reafirma o compromisso com a valorização da cultura afro-baiana. A Secretaria de Cultura (Secult-BA) garantiu o desfile de 14 entidades de matriz africana, por meio do programa Ouro Negro, que fomenta a participação de blocos afros, afoxés, samba, reggae e grupos indígenas. “A Micareta é mais do que uma festa — é uma afirmação da identidade cultural baiana”, afirmou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Saúde, segurança e direitos humanos em destaque

A festa conta com esquema especial de segurança pública, com atuação reforçada das polícias e ações voltadas à proteção de mulheres, como a Ronda Maria da Penha e a Tenda Lilás. Na saúde, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) disponibiliza mil testes diários para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de meio milhão de preservativos, com investimento de R$ 2 milhões. A secretária Roberta Santana destacou o foco na prevenção e acolhimento: “Temos psicólogos, assistentes sociais e atendimento imediato para quem precisar iniciar tratamento”.

Outra estrutura importante é o Plantão Integrado de Direitos Humanos, montado no Colégio Modelo, com mais de 80 profissionais de 20 instituições públicas, oferecendo acolhimento, orientações e serviços para públicos vulneráveis.

Economia aquecida com turismo e empregos

Com expectativa de público de 2 milhões de foliões, a Micareta movimenta significativamente a economia local. Comércio, turismo e hotelaria devem registrar alta na demanda. O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, destacou a atuação do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) e a realização de pesquisas para mensurar o impacto econômico do evento. “Com esses dados, teremos uma visão clara do aumento na geração de emprego e renda para a população feirense”, afirmou.