Ilê Aiyê abre inscrições para Deusa do Ébano 2026
Foto: André Frutuôso O Ilê Aiyê abriu as inscrições para o concurso que vai eleger a Deusa do Ébano 2026, um dos eventos mais simbólicos e aguardados do calend...
Foto: Karina Zambrana
No próximo dia 8 de dezembro, a baiana Mariene de Castro estreará o show Dona da Casa na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. A apresentação, que ocorrerá às 19h, promete ser uma verdadeira celebração da força feminina no samba, com ingressos já disponíveis para venda pelo Sympla.
A escolha da data não é por acaso: 8 de dezembro é o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, na Igreja Católica, e também a Oxum, no Candomblé, orixá que é, segundo Mariene, a “Dona da minha cabeça, a Dona da Casa”. “Dona da Casa nasce para reverenciar quem me abençoou e me guiou até aqui”, explica a cantora.
O repertório do show é um mergulho nas raízes do samba, com destaques para sambas consagrados na voz de Mariene, incluindo obras de compositores como Roberto Mendes, com quem ela segue em turnê nacional no projeto Maria da Canção. Dona da Casa é também um tributo às sambadeiras e às rodas de samba do Recôncavo baiano, onde a cantora busca inspiração para exaltar a cultura popular e as mulheres que, com coragem e alegria, mantém viva a tradição do samba de roda.
“Dona da Casa são as sambadeiras, as mulheres ribeirinhas que labutam pelo sustento de sua casa e ainda assim colocam suas saias rodadas e sambam com o riso escancarado e aberto, com seu canto esganiçado de labor. Dona da Casa reverencia as rodas de samba do Recôncavo (…). Celebra nossa ancestralidade, a história construída pelos nossos antepassados, por Edith do Prato, por Rita da Barquinha, por Nicinha, por Dona Dalva Damiana, Mestra Aurinda do Prato, e tantas outras mulheres que, através do samba de roda, resgatam e eternizam a história afro-indígena brasileira”, compartilha Mariene sobre o significado profundo do show.
Com uma carreira marcada pela versatilidade e pela força de sua presença de palco, Mariene de Castro é uma das artistas mais respeitadas da música brasileira. Nascida em Salvador, ela mistura com maestria os diversos matizes do samba, sempre com uma energia que parece transcender o palco. Reconhecida por sua conexão única com a música, Mariene foi elogiada por seu conterrâneo Roque Ferreira, que afirmou certa vez que a cantora nunca sobe ao palco sozinha, sendo acompanhada por uma força superior que impregna sua música. Além de sua trajetória musical, Mariene também atuou como atriz na novela Velho Chico, da Rede Globo, e teve uma participação marcante no encerramento das Olimpíadas Rio 2016.
Dona da Casa é uma oportunidade única de vivenciar a potência do samba, o legado das mulheres negras e a força de uma das mais importantes artistas da música brasileira.
Foto: André Frutuôso O Ilê Aiyê abriu as inscrições para o concurso que vai eleger a Deusa do Ébano 2026, um dos eventos mais simbólicos e aguardados do calend...
Foto Divulgação A 19ª Semana da Cultura Evangélica acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, reunindo igrejas, famílias e comunidades em um dos maiores...
Foto: Divulgação / Brasil Brew Festival O Brasil Brew Festival dá início à sua 2ª edição nesta quinta-feira (30), no Estacionamento E do Sh...