Entretenimento

Luedji Luna se apresenta em Salvador para celebrar o Dia da Consciência Negra com show gratuito

Luedji Luna se apresenta em Salvador para celebrar o Dia da Consciência Negra com show gratuito
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

20/11/2024 3:00pm

Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), será feriado em todo o país. Em Salvador, a data será marcada por um evento especial: o show “Luedji canta Sade”, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, a partir das 20h. A apresentação, que é gratuita, homenageia a icônica cantora nigeriana Sade Adu, uma referência mundial da música negra.

Recentemente, Luedji Luna recebeu dois discos de ouro da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) pelos sucessos “Banho de Folha – Maz Remix” e “Um Corpo no Mundo”, em reconhecimento ao desempenho das músicas nas plataformas digitais. No show de quarta-feira, a cantora interpretará grandes clássicos de Sade, como “Smooth Operator”, “No Ordinary Love” e “By Your Side”, mesclando soul, jazz e R&B em sua performance.

Em entrevista, Luedji destacou a importância de se apresentar em Salvador: “É sempre especial retornar à minha cidade, especialmente em um evento que celebra a cultura afro-brasileira. Este show foi criado para homenagear Sade, que é uma referência para mim, e Salvador, com toda sua força e beleza cultural, é a essência da nossa identidade”, afirmou a artista, que atualmente vive em São Paulo.

O espetáculo faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, um conjunto de atividades promovidas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em homenagem à cultura afrodiaspórica da cidade. Além do show de Luedji, o mês contará com outras apresentações que celebram e valorizam artistas negros baianos.

Programação - A Escadaria do Passo, no Centro Histórico, receberá diversas apresentações até o fim do mês. Na sexta-feira (22), a banda Didá abre a programação. Já no sábado (23), o samba de Síbí Dúdú invade o Espaço Cultural da Barroquinha, em comemoração aos quatro anos do projeto.

No mesmo dia, o Ilê Aiyê promove um ensaio especial em celebração aos 50 anos do bloco, com uma caminhada pelas ruas da Liberdade, entre o Plano Inclinado e a Ladeira do Curuzu, acompanhada pela Band’Aiyê. Também no dia 23, o Malê Debalê faz ensaio e o Muzenza se apresenta na Escadaria do Passo.

No domingo (24), a banda A Mulherada sobe ao palco da Escadaria do Passo, enquanto as Filhas de Gandhy se apresentam no dia seguinte, na segunda-feira (25). Ainda no domingo, o Cortejo Afro se apresenta em Pirajá. No dia 26, Gerônimo e a Banda Mont Serrat agitam a Escadaria do Passo.

Para mais informações sobre a programação completa, acesse o site oficial.