Entretenimento

Jovem com deficiência intelectual lança projeto literário

Poetisa e escritora Vanusa Oliveira, assistida pela Apae Salvador, faz live para apresentar o seu projeto de vida na Literatura. Evento acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 15h30, no canal do Youtube da Apae Brasil e da Apae Salvador.

Jovem com deficiência intelectual lança projeto literário
Da Redação

Da Redação

25/03/2021 12:55pm

A deficiência intelectual não impediu a jovem poetisa e escritora Vanusa Oliveira de expressar a sua sensibilidade e jeito de enxergar a vida por meio de versos. Na quinta-feira, 25 de março, às 15h30, a Apae Salvador realiza a live Poesias para mudar a sua forma de ver o mundo, que será a apresentação do seu projeto na Literatura, começando com a produção de dois livros: o conto Triste Realidade e o livro de poesias Poesia no Ebook. O evento digital contará com a participação especial da socióloga, mestre em Educação, palestrante e escritora Daisy Kraychete. A live ganhou projeção nacional dentro do movimento das Apaes e, além de ser transmitido no perfil da Apae Salvador no Youtube, será exibido em tempo real no perfil da Apae Brasil nessa plataforma.

Comunicativa, líder, proativa, Vanusa recita poesias sobre várias temáticas. Começou a fazer citações há cerca de 1 ano, inspirada no momento atual e mediante o isolamento social ao longo da quarentena. A jovem participa e colabora em lives e eventos, como também possui perfis no Youtube (nusa_santos16) e no Instagram (@Nusa_citacoes). Com 21 anos, Vanusa já passou por fases difíceis na vida. Filha de doméstica, vivenciou uma passagem complicada em seu nascimento, que precocemente lhe fez estar em uma incubadora de hospital. Diante da avaliação médica, foi diagnosticada com deficiência intelectual. O pai não aceitava a deficiência. Mas a luta de sua mãe nunca a fez deixar de acreditar que isso era a sua missão guiada por Deus.

Vanusa é assistida há 3 anos pela Apae Salvador, participou de alguns cursos no Centro de Formação e Encaminhamento Profissional da entidade e atuou em duas empresas como Jovem Aprendiz. Em janeiro de 2020, foi convidada para representar a Apae no Aniversário dos 160 anos da Caixa Econômica Federal, no Palácio do Planalto, em Brasília, recitando alguns dos seus versos. Vanusa coloca-se como representante mulher, menina, negra, residente na periferia da cidade de Salvador, e luta diariamente pelo empoderamento feminino voltado às políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Serviço:

O quê – Live Poesias para mudar a sua forma de ver o mundo

Quando – quinta-feira, 25 de março, às 15h30

Onde – Youtube (Apae Salvador e Apae Brasil)

Quanto - Gratuito