Jardins do Museu Costa Pinto recebem festival dedicado ao público infantil
Fotos: Divulgação / Museu Costa Pinto Os jardins do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, no Corredor da Vitória, serão palco, nos dias 1º e 2 de novembro, da ...
Foto: Rosana Urbes / Divulgação
A arte da animação e dos games ganha destaque na Bahia a partir desta quarta-feira (8), com a abertura oficial do VII Animaí – Festival Baiano de Animação e Games, que acontece até sexta-feira (10) em Itaparica, e de 21 a 25 de outubro em Salvador. Com o tema “Conectando Movimentos”, o evento celebra as conexões criativas que impulsionam o cinema de animação e o desenvolvimento de jogos digitais.
A cerimônia de abertura acontece às 19h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Ernesto Carneiro Ribeiro, e inclui a exibição do premiado curta “Safo”, de Rosana Urbes, seguida de mesa e painel sobre estratégias culturais e audiovisuais para o Recôncavo, com George Vladimir e Larissa Santos Oliveira.
Entre os dias 9 e 10, Itaparica se transforma em um polo de cultura digital, com oficinas, mostras competitivas, painéis, palestras, workshops, exposições e atrações culturais — tudo com entrada gratuita. A programação ocupa o colégio e a Praça da Quitanda, com atividades voltadas para estudantes, artistas, desenvolvedores, professores e o público em geral.
Entre os destaques estão o Workshop de Produção de Cosplay, com Wall, o Workshop de História em Quadrinhos, ministrado pelo artista Hugo Canuto, e o Workshop Jogos e Educação, com Silvani Neri. O público também poderá visitar a Oficina Animada, que reúne videogames, experiências de realidade virtual e robótica, além da Mostra Competitiva de Games, o Museu Virtual – Ilha das Crianças e o aguardado Concurso de Cosplay Animaí 2025, que promete encantar pela criatividade e performance dos participantes.
O encerramento da etapa em Itaparica será no dia 10 de outubro, às 20h, com o show da banda Simples e Natural, na Praça da Quitanda, celebrando os encontros e conexões que dão vida ao festival.
De Itaparica, o Animaí segue para Salvador, onde ocupará diversos espaços culturais entre 21 e 25 de outubro. Nesta edição, o festival registrou recorde de inscrições, com 183 obras de animação e 124 jogos digitais, consolidando-se como uma das principais vitrines de novos talentos e produções consolidadas do Brasil.
O VII Animaí – Festival Baiano de Animação e Games é uma realização da Vision, com co-produção da CineArst e Mantra. O projeto foi contemplado pelo Edital Gregórios Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Prefeitura de Salvador, e conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ministério da Cultura e Governo Federal.
O festival também recebe apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Fotos: Divulgação / Museu Costa Pinto Os jardins do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, no Corredor da Vitória, serão palco, nos dias 1º e 2 de novembro, da ...
Fotos: Marcelo Kertész e Kelly Alves Com o tema “A gente ri, a gente chora”, a mesa literária que acontece no dia 23 de outubro, às 15h, na Tend...
Fotos: Divulgação / Darana RP Começam nesta segunda-feira (6) as inscrições gratuitas para o talkshow sobre Tom Zé e a filosofia brasileira, que acontece na pr...