Foto: Divulgação / Instituto Cervantes
Nome de destaque da literatura contemporânea latino-americana, a chilena Andrea Jeftanovic participa da FLIPELÔ 2025 em ação promovida pelo Instituto Cervantes. A escritora estará no encontro "Com a palavra o escritor – A palavra que resiste: literatura e memória do trauma", na sexta-feira (08/08), às 14h, no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho.
Com mediação do jornalista Rodrigo Casarin (colunista do UOL e editor do Página Cinco), o bate-papo irá abordar as relações entre escrita, memória e os traumas da história, uma das marcas da produção de Jeftanovic.
Socióloga e doutora em Literatura Latino-Americana pela Universidade da Califórnia (Berkeley), Andrea Jeftanovic tem sua obra traduzida para vários idiomas e publicada em diferentes países. Entre seus livros mais conhecidos estão Cena de Guerra, Não Aceite Doces de Estranhos, Geografia da Linguagem e Destinos Errantes. Seu trabalho já recebeu distinções como o PEN Translates (Reino Unido) e o Prêmio Municipal de Literatura do Chile.
Para Rosa Sánchez-Cascado, diretora do Instituto Cervantes em Salvador, a presença da autora reforça o papel internacional da festa literária: “A presença de Andrea Jeftanovic reforça o caráter internacional da FLIPELÔ 2025 e destaca o compromisso do Instituto Cervantes com o intercâmbio cultural e literário entre países ibero-americanos.”
A FLIPELÔ 2025 acontece de 06 a 10 de agosto no Pelourinho, com extensa programação gratuita dedicada à literatura, à cultura e à diversidade da língua portuguesa e espanhola.