Entretenimento

Instituto Cervantes homenageia Mario Vargas Llosa na abertura do Clube de Leitura 2025

Instituto Cervantes homenageia Mario Vargas Llosa na abertura do Clube de Leitura 2025
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/05/2025 4:10pm

Foto: Divulgação Darana RP

O Instituto Cervantes abre oficialmente a programação do Clube de Leitura 2025 nesta terça-feira (20), às 20h, com um encontro especial dedicado ao escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, falecido em abril deste ano. A sessão acontece na Biblioteca José García Nieto, na sede da instituição, na Ladeira da Barra, e contará com mediação do professor Dany Velásquez, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A participação é gratuita, mediante inscrição pelo e-mail [email protected].

O conto escolhido para abrir o ciclo é “Los cachorros”, uma das obras mais emblemáticas de Vargas Llosa. O debate marca o início de uma série de encontros mensais dedicados à literatura em língua espanhola, com mediação de especialistas convidados.

“Começar o Clube de Leitura com uma homenagem a Mario Vargas Llosa é celebrar a obra de um dos autores mais importantes da literatura contemporânea e uma grande oportunidade de se aprofundar nos estudos sobre seu legado”, destaca Rosa Sánchez-Cascado, diretora do Instituto Cervantes Salvador.

Além de Vargas Llosa, o Clube de Leitura 2025 também presta tributo a grandes nomes da literatura espanhola que completariam 100 anos em 2025, como Carmen Martín Gaite, Ana María Matute, Ángel González e Ignacio Aldecoa.

Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, no Peru, em 1936, Mario Vargas Llosa foi um dos grandes representantes do boom latino-americano, autor de romances como La ciudad y los perros, A Casa Verde e Conversación en la catedral. Em 2010, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, por sua capacidade de representar, com profundidade, as estruturas de poder e as tensões sociais. Ao longo da vida, atuou também como jornalista, ensaísta e político. Morreu em abril de 2025, em Lima, aos 88 anos.

Mediador do evento, Dany Velásquez Romero é professor associado do Departamento de Letras Românicas da UFBA e coordenador do Coletivo de Integração Latino-americana Pachamãe. É doutor em Literatura e Cultura, com pós-doutorado em Filosofia da Libertação pela UNAM (México), sob orientação de Enrique Dussel. Tem atuação destacada nas áreas de literatura latino-americana, filosofia e processos sociais na América Latina.


Confira a programação completa – Clube de Leitura 2025:

20/05, às 20h - Mario Vargas Llosa (Peru) – “Los cachorros” com o professor Dany Velásquez

17/06, às 20h - Carmen Martín Gaite (Espanha) com a professora Esther Blanco

08/07, às 20h - Atahualpa Yupanqui (Argentina) – Una voz indígena com o professor Juan Ignacio Azpeitia

19/08, às 20h - Ana María Matute (Espanha) com o professor Chema Rodríguez

23/09, às 20h - Ángel González (Espanha) com o professor Blas González

21/10, às 20h - Margarita García Robayo (Colômbia) com a professora Diana Rueda

18/11, às 20h - Ignacio Aldecoa (Espanha) com a professora Esther Blanco