O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, comemora seus 50 anos de história em um espetáculo cênico-musical no dia 1º de novembro, às 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento será dirigido por Elísio Lopes Jr. e contará com a presença de convidados que fizeram parte da trajetória do bloco, como Daniela Mercury, BaianaSystem, Orquestra Afrosinfônica, Aloísio Menezes, Beto Jamaica, Matilde Charles e Amanda Maria, entre outros.
"Será um momento muito especial, pois 50 anos não são 50 dias", afirma Antônio Carlos Vovô, presidente do Ilê Aiyê. Ele lembra que o bloco começou sem recursos, mas foi capaz de impactar Salvador, o Brasil e o mundo. "O Ilê ajudou a mudar o comportamento das pessoas, a assumir a negritude e incentivou o surgimento de outros blocos e organizações que movimentam a cidade, a cultura e a economia", completa Vovô.
O show Ilê Aiyê – 50 anos é uma realização conjunta do Ilê Aiyê com a Caderno 2 Produções. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves, com toda a renda revertida para apoiar as ações sociais e culturais da Associação Cultural Bloco Ilê Aiyê, que há cinco décadas promove a valorização da cultura afro-brasileira.