Entretenimento

Governo do Estado apoia Pré-Micareta nos distritos de Feira de Santana e reforça segurança para garantir folia com tranquilidade

Governo do Estado apoia Pré-Micareta nos distritos de Feira de Santana e reforça segurança para garantir folia com tranquilidade
Da Redação

Da Redação

30/04/2025 4:20pm

Foto: Joá Souza / GOVBA

A festa já começou em Feira de Santana. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), os distritos de São José e Ipuaçu receberam, neste fim de semana, a Pré-Micareta 2025, aquecendo o clima para a tradicional Micareta, que começa oficialmente no dia 1º de maio.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento nos distritos conta com patrocínio estadual e programação artística diversificada. Nomes como Tony Salles, Cescé Amorim, Paula Sanffer, Theuzinho, Belito e a Banda Gelmix animaram o público, que lotou as ruas das localidades. A proposta reforça o papel de Feira como um dos grandes polos culturais da Bahia e amplia o acesso à cultura também para quem vive fora da sede do município.

“Parabéns ao Governo do Estado por trazer essa festa para cá. É a primeira vez que temos algo assim em Ipuaçu, e está sendo maravilhoso”, celebrou o influenciador digital Jau Ferreira, morador da cidade. O organizador de eventos Enos Costa também destacou o impacto positivo da ação. “Apesar de ser um distrito afastado, é uma alegria imensa ver o povo daqui ser lembrado.”

Durante a apresentação no distrito, a cantora Gerlândia Melo, da Banda Gelmix, ressaltou a importância do incentivo à cultura: “É o direito ao acesso à arte sendo respeitado. Obrigada por permitir que a gente mostre nosso trabalho”.

Segurança reforçada e estímulo à economia local

Além da valorização cultural, o evento movimentou a economia dos distritos. Comerciantes locais comemoraram o aumento nas vendas. “A pré-micareta está sendo muito boa. Ajuda bastante quem trabalha com vendas. É uma oportunidade de ganhar o pão de cada dia”, afirmou o ambulante Joílson Lima.

Ao todo, o Governo do Estado destinou R$ 26 milhões para a Micareta de Feira, com R$ 12 milhões voltados exclusivamente para segurança. A operação especial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) prevê o emprego de 8.600 agentes, entre policiais militares, civis, bombeiros e técnicos do DPT. O esquema inclui ainda oito portais de abordagem, 400 câmeras de videomonitoramento, drones, rádios LTE e o Centro Integrado de Comunicação e Controle Móvel.

Micareta 2025 celebra diversidade cultural

A programação oficial da Micareta, de 1º a 4 de maio, contará com a participação de 14 entidades afro, com apoio do Programa Ouro Negro, que promove blocos de matriz africana em festas populares em todo o estado. Destaque para o Quilombo, primeiro bloco de reggae a desfilar na Micareta de Feira, e o Flor de Ijexá, que celebra 44 anos de história.

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, reforçou a importância da ação: “É muito bonito ver a população reunida em torno da cultura. A festa movimenta a economia e mostra o poder da micareta de gerar encontros e desenvolvimento.”