Entretenimento

Gilberto Gil apresenta ópera-canção ao lado de Aldo Brizzi em Salvador

Gilberto Gil apresenta ópera-canção ao lado de Aldo Brizzi em Salvador
Da Redação

Da Redação

25/09/2024 4:00pm

No dia 23 de novembro, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves receberá uma apresentação especial da ópera Amor Azul, protagonizada pelo cantor e compositor Gilberto Gil e o maestro italiano Aldo Brizzi. Essa será a primeira vez que o concerto será apresentado em Salvador, após passar pela França e São Paulo. A performance contará com a participação da Orquestra e Coro da NEOJIBA e solistas do Núcleo de Ópera da Bahia, somando cerca de 150 artistas entre músicos, cantores e bailarinos.

A obra, que narra a história de amor entre o deus hindu Krishna e a mortal Radha, traz uma fusão de música popular brasileira, canto lírico e dança tradicional indiana. Gilberto Gil desempenhará o papel de Jayadeva, o contador da história, e de Vishnu, um dos deuses supremos do hinduísmo. “É um poema de mais de mil anos atrás que trata de vários deuses indianos e tramas afetivas e amorosas entre eles”, conta Gil.

Dividida em dois atos, com um intervalo de 20 minutos, a ópera se desenrola em cenários que transitam entre a Índia mítica e o Brasil contemporâneo. O texto é baseado na obra “Gita Govinda”, de Jayadeva Goswami, e foi adaptado em colaboração com o poeta André Vallias. O espetáculo mistura gêneros como samba, bossa nova e afoxé, além de incorporar elementos da percussão afro-brasileira e do veena, um instrumento tradicional indiano.

“Essa música foi feita na Bahia, o lugar ideal para oferecer ao público baiano essa novidade de Gil”, afirma Aldo Brizzi. Os ingressos para a apresentação já estão à venda no Sympla e na bilheteria do TCA.