Entretenimento

Projeto Stamp é premiado no "48 Hour Filme Project Lisboa"

Produção é pautada nos gêneros Política/Justiça Social e Romance

Projeto Stamp é premiado no "48 Hour Filme Project Lisboa"
Brenda Sales

Brenda Sales

08/12/2020 1:10pm

O Projeto Stamp, que conta com o ator baiano Allex Miranda no elenco, recebeu o Prêmio Cinema pela Inclusão, o Prêmio do Públido e ainda menção honrosa pelo uso do gênero no "48 Hour Filme Project Lisboa". O curta é o único com um baino entre os argumentistas e protagonista. Stamp traz a história de um casal que é obrigado a revelar as suas rotinas mais íntimas a uma delegada que tenta desmascarar aquilo que acredita ser mais um apro-veitamento indevido para a obtenção de nacionalidade portuguesa. 

A produção buscou abordar temas como racismo, orientação sexual e o preconceito relativamente a emigrantes, que são assuntos que se encontram cada vez mais presentes na sociedade e que são muitas vezes ignorados ou escondidos.  o projeto começou a ganhar forma tendo por base os inúmeros interrogatórios levados a cabo por cada país para avaliar e aprovar ou não a atribuição de nacionalidade a imigrantes requerentes. Foi preciso entender a atuação dos delegados durante o interrogatório, o caráter invasivo das questões e o jogos de poder vividos nesses momentos fossem transmitidos da forma mais fiel possível. 

É também colocada em foco a questão da orientação sexual do casal que se encontra a ser interrogado procurando a expor a intolerância existente na sociedade, além do uso da palavra “normal” como pedra de arremesso a comunidades ditas diferentes ou minorias, que apenas serve para acentuar as desigualdades e despir de dignidade o outro sem justificação. Stamp pretende, justamente, sensibilizar o espectador para temas gritantes do nosso quotidiano e que tantas vezes passam na sombra dos nossos dias. Mostrar como se sente quem vê os seus direitos constantemente delapidados. 


Sobre o Festival

O 48 Hour Film Project é um fim de semana intenso, desprovido de sono, onde a equipe faz um filme - ou seja, escrever, filmar e editar - em apenas 48 horas. Na sexta-feira, cada equipa tira um género à sorte, e são revelados os três elementos obrigatórios - frase, objecto e personagem - que terão de ser incluídos em todos os filmes. No Domingo, após um tresloucado sprint final, o filme é entregue e as equipas fazem a festa. O filme é depois exibido num cinema da cidade perante um público de cineastas, amigos e família. 

O 48HFP é a mãe de todas as competições de criação cinematográfica cronometradas do mundo e a mais antiga de todas.  O Festival está em 130 cidades de todo o mundo, nos 6 continentes. Se o filme vencer na cidade local, passa a fazer parte de um evento internacional.     

  • Mais de 900 competições tiveram lugar em todo o mundo
  • Mais de 30,000 curtas-metragens foram realizadas
  • Mais de 390,000 cineastas participaram
  • 9 presenças das curtas do 48HFP no Short Film Corner de Cannes
  • Mais de $800,000 em dinheiro e prémios foram atribuídos aos cineastas
  • E foram organizados 14 Filmapaloozas até o momento


Elenco STAMP 

MICAEL GOMES  -  DIOGO TOMAZ  

WILSON DOS SANTOS -  ALLEX MIRANDA  

PATRICIA PORTELA -  IVONE FERNANDES-JESUS  

REALIZAÇÃO  -JOANA CORREIA PINTO

PRODUÇÃO  - AIDA SILVA

ARGUMENTO -  JOANA CORREIA PINTO 

AIDA SILVA

JOÃO OLIVEIRA

ALLEX MIRANDA 

DIOGO TOMAZ 

IVONE FERNANDES-JESUS 

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA -  JOÃO OLIVEIRA  

DIREÇÃO DE ARTE - RITA TOJAL

ASSISTENTE DE IMAGEM E ANOTAÇÃO - PAULO MAGALHÃES

CAPTAÇÃO  E MISTURA DE SOM - MARTIM LUCAS

BANDA SONORA - BRUNO FERREIRA 

EDITOR E COLORISTA  -  JOÃO OLIVEIRA